e-Título permite eleitor justificar ausência sem sair de casa
29 de setembro de 2020
Receita paga hoje restituição do Imposto de Renda
30 de setembro de 2020
Exibir tudo

Saúde quer vacinar 317 mil cães e gatos contra a raiva

A meta da Prefeitura é vacinar 39.750 animais na capital

A Diretoria de Vigilância em Saúde está mobilizando os 75 municípios sergipanos para a Campanha de Vacinação Antirrábica marcada para o período de 7 de outubro a 7 de novembro. A Secretaria Estadual da Saúde sugeriu às prefeituras a estratégica de vacinação domiciliar ou em postos fixos, desde que cumpram os protocolos sanitários, inclusive com a distribuição de senhas para evitar aglomerações.

A estimativa da Secretaria da Saúde é imunizar contra a raiva 317 mil animais, entre caninos e felinos, segundo informou a responsável pelo Programa Estadual de Raiva, Leptospirose e Animais Peçonhentos, a médica veterinária Ana Paula Barros, salientando que a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 80% da população-alvo.

Sergipe se encontra em situação epidemiológica satisfatória para a raiva como destaca a veterinária, lembrando que, no ano passado, apesar de o Ministério da Saúde não ter realizado campanha de vacinação no país, o Estado imunizou os animais que se encontravam nas áreas de risco. “A campanha vem reforçar os esforços que têm sido empreendidos para manter o controle da raiva no estado. A vacina utilizada é segura. Os tutores devem levar seus animais para serem vacinados sem medo”, enfatizou a veterinária, informando que podem ser vacinados animais com idade a partir de três meses e que estejam saudáveis para que obtenham boa resposta imunológica.

“Lembramos que a execução da campanha cabe aos municípios, que têm autonomia para definir de que modo farão. À Secretaria de Estado da Saúde cabe mobilizar e orientar os gestores sobre as ações de imunização, bem como a distribuição das vacinas e insumos”, reforçou a responsável pelo Programa de Raiva, Leptospirose e Animais Peçonhentos.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *