

Por Matos Ramos
Aquele diploma de papel entregue aos universitários na hora da colação de grau perdeu a validade. É que uma portaria do Ministério da Educação determinou que a emissão dos diplomas de graduação de universidades federais e instituições privadas vinculadas ao Sistema Federal de Ensino seja exclusivamente digital. E como fica quem já recebeu o certificado impresso? Calma gente! Na prática, a portaria do MEC não afeta quem se formou e recebeu o diploma de papel anteriormente. Em contrapartida, desde o último dia 1º só vale o documento digital e estamos conversados.
O chef sergipano Timóteo Domingos é sucesso por onde passa com suas saborosas receitas à base de cacto, a exemplo de mandacaru e xique-xique. O mestre na arte de cozinhar está exibindo suas especialidades na Vila do Forró, instalada na Orla de Atalaia, em Aracaju. Outro dia, Timóteo recebeu a visita do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e da primeira dama Érica durante a preparação da receita Panela da Sergipanidade, guloseima que leva ingredientes do manguezal e da caatinga. É de dar água na boca!
Sabia que do tradicional relógio do Mercado Antônio Franco, no centro de Aracaju, só existe a fachada? Uma bem informada fonte revelou que o maquinário interno simplesmente sumiu. Embora até um dia desses uma empresa privada continuasse recebendo uma grana para garantir a sua manutenção, o “bobo” virou um ninho de pombos. Aquele equipamento foi restaurado em 2005, na gestão do saudoso ex-prefeito Marcelo Déda (PT). À época, foram feitos reparos na fachada e na parte interna, com a troca de peças da engrenagem e conserto dos ponteiros. Um dos mais expressivos cartões postais da cidade, o relógio do Mercado Antônio Franco servia de orientação para a população. Ressalte-se que o técnico responsável pela restauração feita em 2005 está à disposição da Prefeitura para repeti-la!
Recesso parlamentar exagerado
Veja que absurdo: nada menos do que 15 Assembleias Legislativas têm recesso, agora no meio do ano, maior do que o do Congresso, que é de 14 dias. A boa notícia é que o Legislativo de Sergipe está entre os poucos do país que paralisa as atividades parlamentares com base no recesso da Câmara Federal e do Senado. Reportagem do portal de notícias UOL mostra que as Assembleias do Rio de Janeiro e de São Paulo têm recessos de 31 dias. Ai já é tempo de mais para descansar!
Os sergipanos só tem este domingo para assistir a comédia “Dois de Nós”, que está em cartaz, desde a última sexta-feira, no teatro Tobias Barreto, em Aracaju. No elenco, dois gigantes da teledramaturgia brasileira: Antonio Fagundes e Christiane Torloni, ao lado de Thiago Fragoso e Alexandra Martins. Com direção de José Possi Neto e texto inédito de Gustavo Pinheiro, a peça retrata o encontro inusitado de dois casais, de gerações diferentes, em um quarto de hotel. Segredos, mágoas e revelações movimentam uma noite repleta de humor e emoções, que mudará suas vidas para sempre. Vai perder?
Os adeptos da cultura asiática podem fazer, das 12h às 20h deste domingo, uma imersão na tradição, cores e sabores do Japão. Trata-se do Festival Tanabata Matsuri, instalado na Arena do RioMar Shopping, localizada no Piso L2, ao lado da Camicado. O acesso ao festival é gratuito. A programação conta com desfile cosplay, apresentações de K-pop, danças típicas, oficinas de origami, língua japonesa, artes marciais, cultura pop, além da participação especial da Retro Games, que trará a exposição de 20 lojinhas temáticas, experiências culturais como fotos com quimono, mangás e delícias da culinária japonesa. Maravilha! (Foto: FreePik)
Os cantores Bell Marques e Natanzinho Lima vão se apresentar em Simão Dias no início de agosto próximo. Os dois serão as principais atrações do Festival da Gente 2025, promovido pela prefeitura daquele município sergipano. O evento promete reunir uma multidão, com atrações musicais de destaque nacional e regional. Filho de Itabaiana, Natanzinho promete um show inesquecível para agitar o coração dos apaixonados por festa.
Quem esteve visitando o empresário de comunicação Walter Franco foi Eliane Aquino, secretária Nacional de Renda de Cidadania. A visita ocorreu na TV Atalaia, logo após ela ter concedido uma entrevista sobre os programas sociais do governo Lula, a exemplo do Bolsa Família que, segundo Eliane, tem impactado positivamente na redução da fome e da pobreza no país. Ex-deputado estadual, Walter Franco sempre acompanha de perto as ações dos governos, além de disponibilizar os microfones das emissoras Atalaia para o debate político e econômico. Bola branquíssima!
Cidadania no atacado
A Câmara Municipal de Itabaiana entregou de uma só vez 19 títulos de cidadãos. É o que se pode chamar de cidadania no atacado. Segundo o presidente do Legislativo, vereador Breno Góis de Rezende (PL), a homenagem visa reconhecer publicamente “o compromisso e a dedicação daqueles que ajudam a construir nossa cidade. É um momento de celebração e gratidão”, discursa.
Os novos itabaianenses são: Geilton Costa Cardoso da Silva, Louis Bernard Tranquillin Filho, Anderson Gonçalves Amarante, Abner Benício da Silva, Fábio José da Silva, Josefa Tamires Gonçalves dos Reis, Fábio Alan Pinto Pimentel, Diogo Smith Cruz, Felipe Sousa Araújo, José Matheus Vieira Fernandez Cardillo, Vivalda Brasil de Oliveira, Waltenis Braga Silva Júnior, Anderson Pereira Santos, Antonio Esteban Lara Arce, Diego da Costa Procópio, Aldo Cristiano dos Santos Ribeiro, Gilvan Rabelo Rita, Lairton Paulino da Silva e Marcelo Nunes Santos. Ufa, é muita gente!
A diretoria da Associação Desportiva Confiança acaba de receber a Proposta Vinculante para se transformar em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O documento foi entregue pelo Consórcio Dragão, integrado por nomes como Rodolfo Landim e Gustavo Oliveira, respectivamente, ex-presidente e ex-vice-presidente de comunicação e marketing do Flamengo, além de empresários sergipanos. A partir de agora, uma comissão de conselheiros do Confiança analisará a proposta para levá-la ao Conselho de Administração do clube proletário. Posteriormente, será convocada uma assembleia geral com os sócios-torcedores para votar sobre a criação da SAF. Vamos aguardar!
Folha da Praia revisitado
O jornal alternativo Folha da Praia, que circulava em Aracaju sempre aos domingos, é tema do filme documentário que está sendo produzido graças a recursos da Lei Paulo Gustavo. Parabéns aos envolvidos nesse projeto que está resgatando a história de um veículo que teve grande importância na imprensa de Sergipe nas décadas de 80 e 90. Idealizado e dirigido pelo saudoso jornalista e poeta Amaral Cavalcante, o Folha da Praia tinha uma senhora equipe de profissionais, com destaque para Fernando Sávio, Carlos Magno, Ilma Fontes, Marcos Cardoso, Luciano Correia, Guga de Oliveira, Adiberto de Souza, Henrique Barbudo’s, César Oliveira, e tantos outros bambas do nosso jornalismo. Maravilha!
Sergipe e o tarifaço de Trump
O tarifaço de 50% imposto ao Brasil pelo presidente Donald Trump não afetará diretamente Sergipe, pois o estado não exporta nada para aquele país. Por outro lado, o nosso terminal portuário recebe navios vindos dos EUA com fertilizantes, peças para a usina da Eneva instalada na Barra dos Coqueiros, trigo e coque de petróleo. Este último é importado pela empresa Votorantim para alimentar os fornos da fábrica de cimento localizada em Laranjeiras.
Até domingo!
1 Comment
Gosto de manter-me informada por meio das notas desfa coluna. Muito obrigada por compartilhar.