Indicado por André Moura perde o cargo no governo Lula
12 de outubro de 2025
Concurso do IBGE terá 10 mil vagas e salário de R$ 4 mil
13 de outubro de 2025
Exibir tudo

Você sabia que Mané Garrincha já jogou no Itabaiana?

Garrincha, ladeado por Mozart Fonseca, após o jogo contra o Penedense

Mané Garrincha, bicampeão do mundo (58 e 62), jogou na Associação Olímpica de Itabaiana. A prova é uma foto do anjo das pernas tortas vestido com a camisa do clube e ao lado do então presidente do time serrano, Mozart Fonseca de Oliveira. Feita há 15 anos, a fotografia só foi divulgada, neste domingo (12), pelo site 93Notícias.

Mané Garrincha participou de um jogo-exibição pela Olímpica de Itabaiana. A partida aconteceu no dia 25 de junho de 1977, no antigo Estádio Presidente Médice e Garrincha encantou o público em um amistoso contra a equipe do Penedense, de Alagoas. Mesmo com 44 anos de idade, o bicampeão mundial mostrou que a genialidade não envelhece: vestindo a camisa tricolor, o craque marcou um golaço de falta, levando a torcida ao delírio. O placar final foi 3 a 2 para o time alagoano.

A partida entre Itabaiana e Penedense foi uma oportunidade para que diversos atletas juvenis do time serrano ganhassem experiência atuando ao lado de uma das maiores lendas da história do futebol. O site 93Notícias informa que descoberta da fotografia, durante uma entrevista com o ex-presidente Mozart Fonseca, preenche uma lacuna na história do clube, já que os jornais da época não trouxeram escalações ou maiores detalhes sobre o evento.

Jogador irreverente

Ídolo do Botafogo Futebol Clube, o ponta-direita atrevido e irreverente encantou o mundo com a camisa da Seleção Brasileira e dividiu com Pelé, o Rei do Futebol, o protagonismo em muitas partidas. Com os dois juntos em campo, a equipe Canarinho nunca perdeu.

Garrincha foi bicampeão do mundo (58 e 62), sendo destaque nas duas campanhas. Ainda disputou um terceiro mundial em 1966. Foram 10 anos defendendo as cores verde e amarela. Fez 60 jogos. Venceu 52 vezes, empatou sete e só perdeu uma. Marcou 17 gols, sendo cinco deles em Copas do Mundo.

No mundial do Chile, em 1962, Garrincha foi um dos grandes nomes da equipe brasileira, marcando quatro gols importantes, dois nas quartas de final, contra a Inglaterra (3×1), e dois na semifinal, contra os donos da casa (4×2).

Garrincha faleceu aos 49 anos em 20 de janeiro de 1983, vítima de cirrose hepática.

Fonte: Site 93Notícias (Foto: Arquivo pessoal)

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *