
Por Adiberto de Souza *
Desde que o Superior Tribunal de Justiça ter concedido liminar tornando elegível o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), os governistas não conseguem esconder a preocupação. Talvez, para camuflar o nervosismo, os mitidieristas se apressaram em dizer que o gestor interiorano não repetirá este ano a estupenda votação que teve em 2022. É certo que não, porém isso não o torna menos competitivo, principalmente porque o seu principal adversário será o governador Fábio Mitidieri (PSD), a quem Valmir já aplicou uma fragorosa derrota. Vale lembrar que o líder pedessista só chegou ao governo porque a Justiça retirou Francisquinho do páreo, guindando Mitidieri da 3ª para a 2ª posição, atrás de Rogério Carvalho (PT). Ressalta-se que, embora não seja mais uma novidade política e tendo perdido milhares de votos dos bolsonaristas, que jamais “engoliram” o apoio dele ao petista no 2º turno daquelas eleições, o prefeito de Itabaiana tem muita gordura eleitoral para queimar. Mesmo que Valmir tenha perdido a simpatia da metade dos 457.922 eleitores que votaram nele em 2022, ainda assim permaneceria com 228.961 intenções de voto, quase empatando com os 294.936 votos obtidos pelo governador naquele pleito. Portanto, o desespero dos governistas com a entrada de Valmir no jogo é perfeitamente compreensível e merece ser levado em conta por Fábio Mitidieri, antes que o seu sonho de reeleição escorra pelo ralo. Creindeuspai!
Risco de rompimento
Após forte ruído de comunicação entre o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o ex-deputado federal André Mura (União), ambos vão se reunir hoje para aparar as arestas. A reunião foi agendada após a liminar concedida pela Justiça tornando elegível o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos). Nos últimos dias, tem aumentando as suspeitas que André e seus aliados estão invocados com os constantes apoios de lideranças do partido de Mitidieri aos pré-candidatos a senador Alessandro Vieira (MDB) e Rogério Carvalho (PT). À boca miúda já se fala em rompimento de AM com FM. Marminino!
Chapéu alheio
E a deputada federal Linda Brasil (Psol) criticou o governo Mitidieri por “se apropriar de programas do governo federal, apagar sua origem e divulgar como se fossem iniciativas próprias”. Lembra o ditado popular fazer cortesia com chapéu alheio. De acordo com a psolista, o Executivo estadual acaba de divulgar como sendo sua iniciativa o Programa Federal Cisternas, criado em 2023 pelo governo Lula com lei, orçamento e sistema de gestão. Linda garante que essa atitude do governo Mitidieri é “um desrespeito. Reconhecer quem faz é o mínimo” e conclui afirmando que “água é direito e propaganda não mata sede”. Home vôte!
Rejeição elevada
Ao analisar recente a pesquisa AtlasIntel, o jornalistas Gilvan Manoel publicou no Jornal do Dia que a desaprovação do governo Mitidieri por 45% dos sergipanos “é reflexo de uma administração sem rumo, focada apenas em grandes festas e na realização de viagens internacionais, sempre acompanhado de grandes comitivas”. O experiente articulista frisa que nesses três anos o governo estadual ficou marcado pela “venda” da Deso à Iguá Sergipe, “empresa que, até o momento, consegue prestar um serviço contestado pela população. Longe de garantir a universalização da água e do saneamento, a concessão serviu apenas para encher os cofres do estado e dos municípios”, fuzila. Misericórdia!
Mesmo sem mandato, o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (Pode), tem sido visitado por lideranças das mais variadas tendências políticas. Ontem foi a vez de o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) bater à porta do “Galeguinho” para conversar sobre o cenário político: “Um homem público experiente, que governou Sergipe com equilíbrio e tem muito a nos ensinar”, frisou o pepista após a visita a Chagas. Já Belivaldo agradeceu ao deputado “pela visita, boa conversa e atenção”. Antes de Thiago, já estiveram conversando com Belivaldo líderes como Valmir de Francisquinho (Republicanos), ex-senador Eduardo Amorim (Republicanos), senador Rogério Carvalho (PT), ex-deputado federal André Moura (União), lideranças políticas de São Cristóvão, et cetera e tal. Aff Maria!
Fim do recesso
Após o recesso parlamentar, a Assembleia realiza, hoje, sessão Selene para marcar a reabertura dos trabalhos legislativos deste ano. O governador Fábio Mitidieri (PSD) comparecerá ao Parlamento para apresentar a Mensagem do Executivo aos deputados. No pronunciamento, o fidalgo deve expor as diretrizes, prioridades e metas da administração estadual para o corrente ano. Esta será a última vez neste mandato que Mitidieri vai ler a mensagem governamental na tribuna da Assembleia. Para repetir o ato solene em 2027, ele terá antes que se reeleger. Ah, bom!
Página virada
O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), prometeu não falar mais sobre o rompimento político dele com a prefeita Emília Corrêa (Republicanos). Após insinuar que quem rompeu foi a gestora, o cidadanista disse que virou a página, porém continuará visitando as comunidades, os postos de saúde e os terminais de ônibus. “Não vou parar de ouvir o povo, de resolver problemas” discursou o ilustre, que pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal. Desde o rompimento com Emília, Marques tem sido tratado na gestão municipal a água sem pão. Arre égua!
Novo líder
O deputado estadual Marcos Oliveira (PL) é o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa. Substitui ao deputado Paulo Júnior (PV), que liderou os oposicionistas durante o ano passado. Marcos afirmou que assume a função “com muita responsabilidade. É mais um passo para fortalecer um mandato que sempre esteve do lado do povo, defendendo Sergipe com firmeza, coragem e responsabilidade”. O novo líder prometeu, ainda, seguir atento, “cobrando, fiscalizando e propondo soluções, porque oposição de verdade é aquela que trabalha, não se omite e coloca as necessidades da população em primeiro lugar”. Então, tá!
Ameaça de greve
Os médicos credenciados pela Secretaria Estadual da Saúde e que trabalham para Organizações Sociais vão se reunir, amanhã, em assembleia para discutir os recorrentes atrasos salariais por parte do governo Mitidieri. Na pauta também consta um indicativo de paralisação. De acordo com o Sindicato dos Médicos, no começo de janeiro passado, mais de mil profissionais credenciados da rede estadual de saúde têm sofrido constantes atrasos de salários. A entidade sindical lamenta a falta de compromisso do governo de Sergipe para quem sustenta o sistema de saúde. Deus é mais!
Viva a rainha do mar
A Orlinha do Bairro Industrial, na zona norte de Aracaju, será palco, hoje, da festa “Águas de Yá Orí”, evento celebrado em comemoração ao Dia de Iemanjá, rainha das águas, mãe de todas as cabeças e madrinha dos pescadores. O local das comemorações é habitado por pescadores e marisqueiras. Praticantes de religiões de matriz africana poderão levar oferendas, preferencialmente biodegradáveis, como flores naturais, sabonetes, espumantes e perfumes. Orixá mais popular no Brasil, rainha do mar e da água doce, Iemanjá é adorada no Candomblé e na Umbanda. Erù-Iyá, Odó-Iyá!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 1º de dezembro de 1932.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine e no jornal online Zona Livre.
* É jornalista.
O texto acima é opinião do autor e não representa necessariamente o pensamento do site Destaquenoticias