

Apesar de o Pix já figurar como o meio de pagamento digital mais utilizado pela população, a utilização de cartões de crédito continua sendo uma opção importante para os consumidores. Conforme o Banco Central, tanto a modalidade crédito (+11%) quanto débito (+2,5%) registraram crescimento no último ano. Em Sergipe, de acordo com dados do Sicredi, a utilização do popularmente conhecido como “dinheiro de plástico” registrou um crescimento de 108% em agosto passado em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando R$ 7,5 milhões em valor transacionado no estado no período.
Esse aumento contínuo na utilização do PIX e dos cartões de crédito revela uma prevalente digitalização dos meios de pagamento, movimento que é verificado com ainda mais intensidade no Nordeste. Uma das ferramentas responsáveis por esse crescimento são as maquininhas de pagamento. Hoje, grande parte das máquinas aceitam pagamento por débito, crédito e PIX, além de darem suporte a pagamentos por NFC – ou pagamentos por aproximação, que podem ser feitos diretamente de celulares compatíveis.
“O aumento do uso de maquininhas e pagamentos digitais no Nordeste demonstra uma importante evolução na digitalização dos negócios locais, um movimento que acompanhamos de perto”, comenta Jussara Marques, Analista de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Nordeste. “Essa evolução contribui para a modernização dos meios de pagamentos, facilita as transações financeiras e promove a inclusão de diversos segmentos econômicos no ambiente digital”, complementa.
Fonte: Ascom/Sicredi