

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) consolidou-se como um dos mais céleres do Brasil no indicador Tempo Médio de Julgamento (TMJ), ocupando a 4ª colocação entre os 27 tribunais estaduais. O levantamento, com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualizados até 30 de junho de 2025, mostra que o TJSE registrou TMJ de 359 dias, número muito inferior à média nacional que é de 1038 dias.
O TMJ mede, em dias, o tempo médio que um processo leva para ser julgado. Quanto menor o índice, mais ágil é a prestação jurisdicional. No caso do Tribunal de Justiça de Sergipe, os números revelam agilidade em todas as esferas de atuação:
• 1º Grau: 523 dias
• 2º Grau: 89 dias
• Juizados: 131 dias
• Turmas Recursais: 113 dias
No ranking nacional, apenas TJAL(283 dias), TJRR(291 dias) e TJAP(357 dias) apresentam tempo médio de julgamento mais baixo que o do Tribunal de Justiça de Sergipe. Para a presidente do TJSE, desembargadora Iolanda Guimarães, o resultado reflete uma atuação coordenada em todas as instâncias. “Esse desempenho é fruto de muito planejamento e dedicação das magistradas, magistrados, servidoras e servidores. Nosso compromisso é com a entrega de uma Justiça cada vez mais rápida e de qualidade para a população sergipana”, afirmou.
O desempenho do Tribunal de Justiça de Sergipe é ainda mais significativo considerando que o tribunal está classificado como de pequeno porte — grupo que concentra cortes com estrutura mais enxuta em relação aos grandes tribunais, mas que, neste caso, supera a maior parte do país em agilidade.
Fonte: Ascom/TJ-SE