

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou, neste domingo (11), a implementar em Sergipe e na Bahia uma reformulação nas áreas locais da telefonia fixa. Ao final da mudança as atuais 4.118 áreas de todo o país serão reduzidas para 67, além de fazer com que elas passem a coincidir com os códigos DDD, que definem as áreas de numeração no país.
Hoje, municípios que compartilham o mesmo DDD podem pertencer a áreas locais diferentes, o que faz com que ligações entre municípios vizinhos sejam tarifadas como longa distância. Com a mudança, todas as chamadas entre localidades de um mesmo DDD passam a ser consideradas locais e, portanto, sem cobrança de ligação interurbana. Para telefones fixos com o mesmo código DDD será necessário apenas ligar o número do usuário de destino, sem a necessidade de discar o código de operadora de longa distância e o DDD.
A implantação ocorrerá de forma escalonada entre janeiro e junho deste ano, começando pelos estados de Sergipe e da Bahia e avançando progressivamente por todas as regiões até alcançar o estado de São Paulo, na última etapa do cronograma. Segundo a Anatel, a medida pode contribuir para a redução do custo das ligações, além de simplificar as regras de discagem e ampliar a transparência para os usuários do serviço de telefonia fixa.
Foto: Divulgação