MST vai plantar um milhão de árvores em Sergipe
23 de dezembro de 2019
Governo federal promete liberar verba para recuperar ponte
23 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Sergipe vacina mais de 90% do rebanho contra a Febre Aftosa

Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades

Sergipe atingiu 96,24% da vacinação dos rebanhos de zero a 24 meses de idade durante a 2ª etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa. O resultado foi divulgado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), nesta segunda-feira (23). O período de vacinação ocorreu de 1º a 30 de novembro e os dados revelam que o estado superou o percentual de vacinação exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que é de 95% de todo o rebanho, por município.

De acordo com a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, a meta é alcançar o índice máximo em 2020, para que não haja vacinação após 2021. “Há 24 anos, Sergipe está livre da Febre Aftosa com a vacinação, mantendo o índice de 95% do seu plantel imunizado. Este resultado de 96,24% é bastante satisfatório,do ponto de vista das exigências do MAPA, mas não devemos esmorecer e achar que nosso trabalho foi cumprido. Pelo contrário, devemos redobrar nossas ações, pois teremos mais duas campanhas em 2020”, disse a diretora.

Soma de esforços

Ainda segundo Aparecida, o sucesso da campanha foi fruto da soma de esforços entre o poder público, associações e criadores. Ele revela que o êxito no índice de vacinação se deu pelo trabalho em conjunto entre Emdagro, Secretaria de Estado da Agricultura, MAPA, associações e os próprios criadores, que atuaram em ações maciças de divulgação, sobretudo no interior do Estado. A conscientização sobre a importância da vacinação foi levada pelos técnicos, guardas sanitários e médicos veterinários da Emdagro para os criadores, através de contato pessoal, telefônico e participação em reuniões, fóruns, seminários e palestras, fazendo abordagens de sensibilização sobre a necessidade de vacinar o rebanho.

Para o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, o sentimento é de reconhecimento dos serviços realizados pelos técnicos da empresa e pelo compromisso dos criadores. “Parabenizo a todos pelo resultado alcançado, a começar pelas diretorias, coordenadorias estadual e regionais, e escritórios locais, por estarem todos imbuídos do propósito de melhorar a pecuária do nosso estado. Nosso reconhecimento também a todos os criadores que ouviram o chamamento da Emdagro, se conscientizaram do seu papel nesta campanha e nas próximas que virão, abraçando a causa de tornar o Estado de Sergipe área livre da Febre Aftosa sem vacinação após 2021”, destacou Jefferson.

Fonte e foto: Ascom/SEIT

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *