Sergipe não tem escola entre as com as melhores notas no Enem
14 de julho de 2025
Sergipana ganha meio milhão no Domingão do Huck
14 de julho de 2025
Exibir tudo

Mais de 60% das crianças de Sergipe são analfabetas

O MEC quer entender os gargalos que afetam a alfabetização em Sergipe

Sergipe está entre os oito estados onde menos da metade das crianças (38,4%) são alfabetizadas. Ou seja, tivesse participando de uma prova final o estado seria reprovado, pois  não obteve nota 50. O índice foi divulgado pelo Ministério da Educação e faz parte do estudo Resultados da Alfabetização 2024, Indicador Criança Alfabetizada. Apesar desse percentual alarmante, o governo de Sergipe comemorou porque conseguiu ficar um pouquinho acima do que a meta de  38% estipulada para os estados.  Na outra ponta, Goiás (72,7%) lidera o ranking no país.

O Ministério da Educação informou que vem atuando em estados prioritários que não tiveram bom desempenho e não atingiram o nível 2, que é o alcançado no resultado nacional (59,2%), da escala do Criança Alfabetizada. São eles: Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Amapá, Alagoas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. O MEC quer entender os gargalos e tentar auxiliar gestores estaduais e municipais nas políticas públicas.

Ao todo são 2 milhões de alunos participantes, em 42 mil escolas distribuídas pelo país. Cada aluno responde a 16 itens de múltipla escolha, 2 itens de resposta construída e um item de produção textual. A prova é aplicada na escola e, em 2024, foi feita entre outubro e novembro. O número de brasileiros que não sabem ler nem escrever é 9,1 milhões. O problema segue mais concentrado no Nordeste, onde viviam 5,08 milhões de analfabetos em 2024 –mais da metade do total nacional.

Com informações do G1 e do portal Poder360 (Foto: PMB)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *