Cantor tem crise de riso ao ver a boca de Erick: “É batom, moço?”
27 de junho de 2025
Partidos sem votos procuram bons pré-candidatos em Sergipe
27 de junho de 2025
Exibir tudo

Sergipe é o estado com menos tentativas de fraudes

A maior parte das fraudes identificadas foi direcionada para o setor de "Bancos e Cartões"

O Nordeste registrou 704.285 tentativas de fraude no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 24,2% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. A Bahia liderou com 184.083 tentativas, o equivalente a 5,3% do total nacional, seguida por Ceará (129.436) e Pernambuco (120.077). Na outra ponta, Sergipe apresentou o menor volume, com 27.926 registros.

(Clique na imagem para ampliar)

A região nordestina ocupou a segunda posição em participação nacional, com 20,3% do total de ocorrências no período, ficando atrás apenas do Sudeste (47,2%). O Maranhão se destacou pela maior variação anual da região, com crescimento de 25,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Apesar disso, o estado registrou a menor densidade populacional em fraudes, enquanto o Rio Grande do Norte foi o mais impactado proporcionalmente, com 4.912 tentativas por milhão de habitantes.

Bancos e Cartões

A maior parte das tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025 foi direcionada ao setor de “Bancos e Cartões” (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,9%), “Financeiras” (6,7%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses.

“Temos observado uma aceleração preocupante na sofisticação das tentativas de fraude. Uma vez que não há uma única solução capaz de barrar as diligências, as empresas precisam adotar a metodologia antifraude em camadas, tecnologias capazes de atuar de forma integrada e preventiva em toda a jornada do usuário. Elas são essenciais para bloquear as investidas ainda na origem, antes que causem prejuízos através de estratégias de engenharia social, agora potencializada pelo uso de inteligência artificial para criar abordagens hiperpersonalizadas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Fonte: Serasa Experian (foto Pixabay)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *