

Localizado na Grande Aracaju, o município de São Cristóvão abriga uma série de museus e igrejas que contam os seus 433 anos de história. O Museu de Arte Sacra, por exemplo, dispõe de um acervo de mais de 500 obras, com peças do século XVIII e XIX, enquanto o Museu da Polícia oferece uma visão da história policial do estado. Além disso, tem as igrejas históricas da cidade também são verdadeiros marcos, com suas arquiteturas imponentes.
As Praças da Cidade Mãe de Sergipe são testemunhas dessa riqueza histórica. Entre elas, destaca-se o quadrilátero da Praça São Francisco, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Local onde os visitantes são transportados para o passado, com suas edificações coloniais. É nesse cenário que acontece o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), um evento que celebra a cultura há mais de 50 anos
Dentre as principais atrações que a cidade possui estão o Cristo Redentor, que ostenta o título de ser o primeiro do Brasil. Localizado no alto de uma colina, este monumento oferece vistas panorâmicas da cidade e seus arredores. Uma visita ao Cristo Redentor é uma oportunidade para contemplar a escultura e apreciar a paisagem, sobretudo o por do sol.
Já o parque ecológico da cidade, popularmente conhecido como Bica dos Pintos, é o lugar ideal para os amantes da natureza. Outro local que vale a pena é o povoado Pedreiras, famoso por suas 7 ilhas, que são os verdadeiros paraísos naturais de São Cristóvão. Cada uma dessas ilhas oferece uma experiência única e até oportunidades para atividades aquáticas, como a prática de stand up, por exemplo.
Culinária típica
Uma viagem a São Cristóvão não estaria completa sem provar a culinária típica da região. Os restaurantes locais oferecem uma variedade de pratos, incluindo as queijadas, biscoito bricelet e a cachaça Pisa Macio, considerados Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. Além disso, você poderá se deliciar com receitas que destacam ingredientes locais, como camarão, aratu e muito mais. Uma verdadeira festa para o paladar que complementa a riqueza cultural e histórica da cidade.
De acordo com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), São Cristóvão é um destino que oferece algo para todos os gostos e interesses, enriquecido por nossa cultura, história, natureza e gastronomia. Espero que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade de conhecer e se encantar com nossa cidade. Portanto, não deixe de visitá-la!
Ocupada por espanhóis
Fundada em janeiro de 1590 pelo capitão português Cristóvão de Barros, a Cidade Mãe de Sergipe foi a capital do estado durante a época das capitanias hereditárias até a transferência da capital para Aracaju em 17 de março de 1855. O município foi ocupado pelos espanhóis no espaço deixado pelos portugueses que nunca se interessaram na interiorização no período antes de Filipe II neste lado da América Meridional. A intenção dos espanhóis com a fundação de São Cristóvão era a de construir a primeira via terrestre que ligasse o Nordeste Oriental e seus núcleos à época, conhecidas como urbes de Filipeia e vila de Olinda, e a urbe de São Salvador da Baía de Todos os Santos.
Fonte e fotos: PMSC