

Uma modalidade de golpe vem se tornando cada vez mais comum nos últimos tempos: o “Falso advogado”. Esse crime inicia com a vítima recebendo uma mensagem ou ligação supostamente de seu advogado pedindo uma quantia de dinheiro para a finalização de um processo judicial.
A principal forma para se defender deste golpe é verificar a identidade do “advogado”, a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disponibiliza uma plataforma para isso. Para fazer a confirmação, basta inserir o número de inscrição, e-mail informado e estado.
De acordo com Emerson Duarte, especialista em segurança da internet, algumas outras medidas que podem ser tomadas é a desconfiança de contatos inesperados via qualquer rede social, principalmente caso haja um tom de urgência ou pressão para a realização das ações.
O que deve ser feito
Caso receber uma mensagem suspeita ou seja abordado por uma pessoa que se passe por um advogado, é de suma importância que dados essenciais não sejam divulgados, como CPF, número de processo ou informações bancárias.
Além disso, mais algumas medidas devem ser tomadas:
01 – Salve todas as evidências possíveis como prints de conversas, áudios, números de telefone e documentos recebidos;
02 – Registre um boletim de ocorrência, de preferência presencialmente;
03 – Bloqueie o número
04 – Denuncie o contato, caso esteja no WhatsApp;
05 – mProcure orientação jurídica com um advogado de confiança.
Fonte: Portal A Tarde (Foto: OAB)