

A Petrobras anunciou que deve abrir, dia 15 próximo, as propostas da concorrência visando a contratação de duas plataformas para o projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). Esta informação foi dada à agência de notícias Reuters pela diretora executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal, Renata Baruzzi. Segundo ela, “os licitantes pediram mais um tempinho. A gente deu mais 15 dias para eles”.
Esta será a quarta licitação na tentativa de contratar os navios-plataformas para o Projeto Sergipe Águas Profundas. Lançada em abril de 2023, a primeira previa a entrega das propostas em outubro daquele ano, mas isso não ocorreu. De lá pra cá não apareceu qualquer empresa estrangeira interessados na proposta, fato que levou a Petrobras a cancelar o prazo para a extração do primeiro óleo, previsto inicialmente para 2028.
Com investimentos estimados em US$ 5 bilhões e localizado a 100 km da costa sergipana, em profundidades que chegam a 3 mil metros, o Projeto Sergipe Águas Profundas prevê a instalação de duas plataformas. Elas vão atender os sete campos prospectados no litoral sergipano. O SEAP também prevê a implantação de um novo sistema de escoamento de gás, com capacidade de 18 milhões de m³ por dia.