Saiba o que muda com as novas regras para tirar a CNH
2 de dezembro de 2025
Quem vai com quem para a campanha eleitoral de 2026?
2 de dezembro de 2025
Exibir tudo

Produção de amendoim irrigado cresce em Sergipe

Os perímetros irrigados têm papel fundamental na produção permanente de amendoim

Diferente do que acontece em outros estados, onde há maior produção e consumo de amendoim ocorre nos meses de maio e junho,  época dos festejos juninos, em Sergipe, a produção é contínua muito por conta da alta demanda. Para suprir essa necessidade, os perímetros irrigados administrados têm papel fundamental, tanto para o cultivo quanto para o apoio aos pequenos produtores que dependem dessa cultura.

De janeiro a agosto deste ano, os perímetros de Jacarecica I (Itabaiana) e Piauí (Lagarto), por exemplo, colheram um total de 73,25 hectares de amendoim, 25,6% a mais que no mesmo período de 2024, produzindo 310 toneladas de vagens para cozimento, também 31% a mais, e a produção rendeu R$ 1.752.790 aos agricultores irrigantes, 27% maior que no mesmo recorte do ano anterior.

No ano passado, nos cinco perímetros irrigados localizado no interior do estado foram cultivados 169,4 hectares de amendoim, o que equivale a 794,6 toneladas de vagens para cozimento. A produção rendeu R$ 4.475.772,00 aos agricultores irrigantes, somente com esta leguminosa.

Bons rendimentos

Com a chegada do final do ano, produtores como Antônio Barbosa, de 22 anos, que administra com a família uma propriedade de 4,8 hectares, estão em período de colheita. “Tudo que tenho hoje, como carro e casa, eu tirei da roça. Aliás, minha família toda também construiu bens assim. Estamos no período da colheita para vender para a cidade porque os amendoins já estão maduros”, festeja.

A produção agrícola no Perímetro Irrigado de Lagarto tem apresentado bons resultados. Em 2024, a produção total foi de 11 mil toneladas, um aumento significativo em relação ao ano anterior, impulsionada em parte pela melhora na infraestrutura do sistema, como a entrega de novas motobombas.

Fonte e foto: G/S

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *