Presas e presos de Sergipe estão produzindo máscaras no Presídio Feminino (Prefem) e no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf). Segundo a Secretaria Estadual da Justiça, até o momento já foram confeccionadas duas mil unidades. O trabalho está sendo incentivado em todo o país pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A produção das máscaras tem como objetivo o fornecimento de material para uso nas dependências das unidade prisionais, mesmo diante de um cenário em que há escassez do produto e consequente aumento dos valores por parte dos fornecedores. A média diária de produção no Compajaf é de 100 unidades. As internas do Prefem já produziram duas mil unidades.
A Secretaria da Justiça também está buscando parcerias para que a produção de máscaras seja aumentada. O objetivo é que haja confecção para doação a asilos e a profissionais de saúde e da segurança pública que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus.