

A Polícia Federal (PF) assumirá, a partir do próximo dia 1º, a responsabilidade pelo registro das licenças, controle e fiscalização das atividades de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs). Atualmente, os CACs estão sob responsabilidade do Comando do Exército.
Entre as atribuições que passarão à Polícia Federal estão:
1 – Registro de pessoas físicas e jurídicas para o exercício das atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça excepcional;
2 – autorização para compra e transferência de armas;
3 – iscalização das atividades exercidas por Cacs;
4 – concessão de guias de tráfego;
5 – fiscalização e controle do comércio varejista de armas para pessoa física.
Até o mês passado, 600 servidores da Polícia Federal já foram qualificados para assumir as atividades que ainda são coordenadas no âmbito militar.
o todo, serão criadas 123 delegacias de controle de armas nas capitais das 27 unidades da federação e em 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país.
Democratização de dados
A Polícia Federal anunciou que está desenvolvendo um painel de Business Intelligence (BI) para trazer mais transparência aos dados estatísticos de processos relacionados a CACs.
O objetivo é centralizar informações sobre as atividades relativas aos CACs. A nova ferramenta deverá apresentar de forma clara e acessível dados sobre registros, tipos de armas mais comuns, quantidade de armas, número de vistorias realizadas, autuações e apreensões, entre outros.
Fonte: A Tarde (Foto: Agência Brasil)