

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está coletando assinaturas dos colegas para protocolar na Assembleia um requerimento propondo a abertura de uma CPI das Covid-19 em Sergipe. “Sem fazer pré-julgamentos, entendemos ser necessário analisar de que forma foram e estão sendo utilizados os recursos liberados pelo governo federal para combater a pandemia”, afirma. Um dos pontos que Georgeo pretende que a CPI investigue diz respeito a malfadada compra de respiradores pelo Consórcio do Nordeste, do qual Sergipe faz parte.
Em abril do ano passado, por iniciativa do governador da Bahia, Rui Costa (PT), o Consórcio do Nordeste pagou antecipadamente à empresa Hempcare R$ 48 milhões pela compra de 300 respiradores que nunca chegaram a ser entregues. O dinheiro tampouco foi devolvido e as investigações, que correm sob sigilo, provocaram a queda do secretário da Casa Civil de Rui Costa, Bruno Dauster. O governo de Sergipe teria entrado com R$ 5 mil nessa fracassada negociação.
Para protocolar o requerimento de CPI serão necessárias, no mínimo, oito assinaturas de deputados: “Já conversei com alguns colegas, que me prometeram se posicionar até a próxima semana”, afirma Passos. Ele tem como certas as assinaturas dos deputados Samuel Carvalho e Kitty Lima – ambos do Cidadania – e espera ter o apoio de outros parlamentares que fazem oposição ao governo Belivaldo Chagas. Georgeo pretende protocolar o requerimento na semana que vem, naturalmente se conseguir as oito assinaturas.
Tão logo ficou sabendo da proposta do aliado político, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) o felicitou: “O deputado estadual Georgeo Passos começou a coleta de assinaturas para a CPI da Covid na Assembleia Legislativa de Sergipe. Iniciativa importante e corajosa, que conta com o apoio da bancada do Cidadania e da sociedade sergipana. Quem não deve não teme”, frisou. Juntamente com o senador Jorge Cajuru, Alessandro Vieira foi ao Supremo Tribunal Federal visando forçar a Mesa do Senado a instalar a CPI da Covid.
Por Destaquenotícias