Em Sergipe, a unidade governista pode não sobreviver até 2026
9 de outubro de 2025
Casacor Sergipe será aberta ao público nessa sexta-feira
9 de outubro de 2025
Exibir tudo

Obras de abastecimento de água estão em fase final

As intervenções já ultrapassaram os 75% de conclusão e se aproximam da fase final

A Iguá Sergipe segue avançando na execução das obras emergenciais iniciadas no primeiro semestre deste ano. São 59 quilômetros de novas adutoras que vão ampliar a segurança hídrica do sistema de abastecimento de água em Poço Redondo, Porto da Folha, Itabaiana, Moita Bonita, Lagarto e Riachão do Dantas. As intervenções já ultrapassaram os 75% de conclusão e se aproximam da fase final.

Com foco na ampliação e regularização do fornecimento de água, as obras já apresentam os seguintes percentuais de execução: Porto da Folha (92%), Poço Redondo (83%), Riachão do Dantas (78%) e Itabaiana (80%).

As intervenções fazem parte dos compromissos assumidos ainda durante a operação assistida e vão beneficiar mais de 70 mil pessoas. Cada um dos quatro projetos foi concebido para solucionar problemas crônicos de abastecimento nos seis municípios, ampliando a capacidade de distribuição e reduzindo vulnerabilidades em períodos de estiagem ou falhas estruturais.

“As adutoras são fundamentais para garantir estabilidade no abastecimento em áreas críticas e preparar o sistema para os desafios do futuro. Estamos trabalhando com responsabilidade e agilidade para entregar soluções duradouras e que façam a diferença na vida das pessoas”, destacou o diretor geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira.

O que está em andamento

Poço Redondo: implantação da adutora de 14 km da ETA Curralinho ao reservatório, promovendo autonomia hídrica e desvinculação da Adutora do Alto Sertão.

Lagoa do Rancho / Porto da Folha: extensão de 10 km derivando da adutora do Semiárido, beneficiando aproximadamente 5 mil habitantes.

Riachão do Dantas / Lagarto: adutora de 25 km entre Tanque Novo e os dois municípios, vazão ampliada de 30 l/s para 41 l/s.
Itabaiana / Moita Bonita: adutora de 10 km iniciada em março, com meta de reforçar abastecimento na região meta, beneficiando 11 mil habitantes.

Com a conclusão prevista para o fim de 2025, a Iguá Sergipe reforça o compromisso com a universalização do acesso à água tratada e a sustentabilidade dos sistemas de abastecimento em todo o estado.

Fonte e foto: Iguá Sergipe

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *