

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) promove, a partir desta segunda-feira (17), alterações na circulação de pedestres, ciclistas e veículos nas imediações da Ponte Godofredo Diniz, que está ganhando uma nova estrutura. A obra é essencial para resolver um dos principais gargalos da mobilidade urbana da capital, por se tratar de uma área de comum congestionamento, sobretudo em horários de pico.
A nova estrutura, paralela à ponte existente, terá 160 metros de extensão, três faixas de rolamento, ciclovia e faixas exclusivas para pedestres. Durante o período das obras, haverá mudanças temporárias no Calçadão da 13 de Julho. A instalação de tapumes no trecho entre a ponte Godofredo Diniz e a avenida Francisco Porto ocupará a faixa de ônibus, para permitir a construção de uma nova faixa de tráfego e o deslocamento do passeio público. Por isso, pedestres e ciclistas deverão circular pelo lado oposto da via enquanto durarem os trabalhos.
Para os pedestres que utilizam o transporte público, a SMTT informa que o primeiro ponto de ônibus será logo após a ponte, sentido Centro. Desta forma, a Prefeitura orienta atenção redobrada aos condutores e reforça que o ponto de ônibus existente na avenida continuará funcionando normalmente, mas com um recuo específico para embarque e desembarque seguro.
O que muda no trânsito
O trânsito de veículos na região também sofrerá intervenções temporárias. A segunda etapa da obra contempla a recuperação e ampliação do sistema de drenagem sob a avenida Governador Paulo Barreto de Menezes, no acesso à avenida Francisco Porto. Essa fase será executada em três etapas distintas, interferindo de forma parcial nas faixas laterais e centrais da pista. Mesmo com a presença de máquinas e operários, a SMTT garantirá ao menos uma faixa liberada em cada sentido, evitando bloqueios totais.
Sobre a obra
A obra de duplicação da ponte Godofredo Diniz integra um conjunto de ações da Prefeitura de Aracaju voltadas à modernização da infraestrutura viária de Aracaju. Com investimento de R$ R$ 44,6 milhões em recursos próprios do município, o projeto inclui a construção de uma nova ponte paralela à atual, com 160 metros de extensão, três faixas de rolamento, ciclovia, passarela para pedestres, iluminação em LED e nova sinalização. A ampliação do sistema de drenagem e a recuperação das calçadas e áreas de passeio também estão previstas, garantindo acessibilidade e integração com a ciclovia da 13 de Julho.
Fonte e foto: Secom/PMA