Mega-sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões
29 de outubro de 2025
Os governistas vão dar uma rasteira em Edvaldo Nogueira
29 de outubro de 2025
Exibir tudo

Mudas de mangue branco são plantadas na Coroa do Meio

As mudas de mangue utilizadas foram produzidas no Horto Municipal

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) realizou o plantio de 100 mudas de mangue branco no bairro Coroa do Meio, nas proximidades do “Bar da Draga”. A iniciativa faz parte do projeto “Aju É Mangue”, que objetiva reflorestar os manguezais urbanos. O plantio marca uma nova etapa do trabalho desenvolvido pelo Horto Municipal, que tem investido na produção inédita e no plantio de espécies nativas de mangue.

A secretária Emília Golzio participou de mais uma ação do Aju É Mangue

“A escolha do mangue branco é técnica, pois é uma espécie que consegue suportar a menor interferência das marés em relação ao mangue vermelho e ao mangue preto. As mudas utilizadas foram produzidas no Horto Municipal, em processo 100% sustentável, utilizando substrato oriundo da compostagem dos resíduos das feiras livres de Aracaju, transformando o descarte orgânico em sumo ecológico de alta qualidade”, explicou a secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio.

A secretária destacou ainda que esse plantio integra uma das etapas de validação do Protocolo Municipal de Produção de Mudas, elaborado pela Sema, e será referência para ações futuras de restauração costeira. “É um avanço concreto no enfrentamento das mudanças climáticas, fortalecendo a resiliência ambiental e ampliando a captura de carbono para garantir uma recuperação muito mais eficiente desse ecossistema tão importante para o Brasil”, completou Emília.

Com resultados favoráveis, o projeto deve ampliar o escopo de produção para outras espécies de mangue que ocorrem na região, como o mangue preto e o mangue de botão. Assim, o Horto avança nas ações planejadas de preservação e restauração dos ecossistemas costeiros, fundamentais para a biodiversidade e a qualidade ambiental da capital sergipana.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *