O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Serra (MST) vai plantar em Sergipe um milhão de mudas de árvores nativas até 2020. A meta é que nos próximos quatro anos, o Movimento plante em todo o país 100 milhões de mudas de árvores variadas. Segundo Esmeraldo Lealdo, militante do MST e ex-secretário estadual da Agricultura, a ideia é produzir e distribuir as mudas para todo o estado.
Segundo ele, já plantio já começou nos assentamentos do MST. “Também já temos parcerias com vários órgãos públicos como Emdagro, MPA, MCP, APOP e o Grupo de jovens de Pacatuba). O plantio acontecerá em todos os municípios do estado”, frisou o militante do Movimento.
Esmeraldo Leal, por exemplo, já distribuiu 1,1 mil mudas de árvores em escolas, assentamentos e povoados de Simão Dias. Nesse município, as próprias crianças fizeram o plantio nas escolas e nas próprias residências. A campanha será permanente, mas a ideia é intensificá-la a partir para intensificar a partir do próximo ano.
Em Sergipe já foram distribuídas mudas de árvores frutíferas como cacau, acerola, manga, jaca, cajá, jenipapo, jambo, goiaba, mamão e graviola, entre outras. Também foram plantadas árvores ornamentais e nativas como ipê, jatobá, araçá, catingueira e moringa.
Foto: MST