Desfile de bloco carnavalesco muda trânsito em Aracaju
10 de janeiro de 2026
Vão deixar Fábio ganhar por WO?
10 de janeiro de 2026
Exibir tudo

Jornalista culpa Mitidieri pela falta d’água em Sergipe

Fábio Mitidieri dizia que a falta d'água seria resolvida com a concessão do sistema de abastecimento

O governador Fábio Mitidieri (PSD) é o único responsável pela falta de água enfrentada diariamente por milhares de sergipanos. Esta conclusão é do editor do Jornal do Dia, jornalista Gilvan Manoel. Em artigo publicado neste sábado (10), o comunicador lembra a promessa feita pelo pedessista de que a concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) garantiria a universalização do abastecimento de água potável no território sergipano. Só que até agora isso não ocorreu.

De acordo com Gilvan, nesses oito meses que administra o sistema de abastecimento, a concessionária Iguá Sergipe conseguiu uma unanimidade: seus serviços são piores do que os oferecidos anteriormente pela Deso. “Se antes as reclamações sobre a falta de água vinham de municípios da região semiárida, hoje vêm de todo o estado, inclusive de Aracaju”, escreve Manoel.

O editor do Jornal do Dia ressalta que se tornou frequente a falta de água nos bairros de Aracaju, a limitação do horário de distribuição, além da demora na execução de serviços de manutenção da rede quando ocorre o rompimento de uma tubulação. “A situação é tão crítica que, na última quarta-feira (7), o governador promoveu uma reunião para cobrar melhorias no abastecimento de água em todo o estado, reforçando a necessidade de soluções concretas, prazos claros e maior efetividade na prestação do serviço”, destaca Gilvan.

Contra a “venda” da Deso

O jornalista lembra que durante a votação do projeto do marco legal do saneamento básico, em dezembro de 2019, o então deputado federal Fábio Mitidieri foi contrário à proposta, por entender que a lei poderia provocar a venda das empresas estaduais de água e esgoto. “Eu acho um retrocesso, porque as empresas privadas não vão querer levar água para áreas mais distantes, para povoados mais pobres. Só vão querer os filés como Aracaju, Estância, Lagarto. Quem vai querer levar água para Pedra Mole, para Itabi?” indagou à época o mesmo Mitidieri, o mesmo que, tão logo assumiu o governo, promoveu a concessão do abastecimento de água e do esgotamento sanitários que eram oferecidos pela Deso.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *