Homem mata três e morre em confronto com a Polícia
10 de fevereiro de 2026
Banco abre exposição no Centro Cultural de Aracaju
10 de fevereiro de 2026
Exibir tudo

ITPS de Sergipe fiscaliza produtos carnavalescos

Um dos pontos de atenção é a verificação das informações presentes nas embalagens e etiquetas

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) ampliou as ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais. A iniciativa busca reduzir riscos e assegurar que os produtos disponíveis no mercado atendam às normas do Inmetro. No caso das fantasias, o instituto orienta que seja observada a etiqueta têxtil, que deve informar a composição do tecido, orientações de lavagem e temperatura adequada.

Um dos pontos de atenção no momento da compra é a verificação das informações obrigatórias presentes nas embalagens e etiquetas. Instruções de uso, advertências, dados do fabricante e, no caso de brinquedos e fantasias infantis, a certificação do Inmetro são requisitos essenciais. Também é recomendado que o consumidor exija a nota fiscal, documento fundamental para eventual apuração de irregularidades e para a atuação dos órgãos de defesa do consumidor. Os brinquedos que acompanham fantasias carnavalescas, a exemplo de acessórios plásticos e itens cenográficos, também merecem atenção especial. 

Cuidados redobrados

O ITPS também chama a atenção para itens que exigem cuidados redobrados, como cordões, botões pequenos, zíperes sem proteção e máscaras, pois podem causar acidentes, engasgos ou asfixia, especialmente em crianças. Outro aspecto fundamental é a observância da faixa etária indicada nas embalagens, garantindo que o produto seja adequado ao público infantil.

Em relação às espumas artificiais utilizadas durante o Carnaval, o Instituto esclarece que esses produtos não estão sujeitos à certificação do Inmetro. “No entanto, elas contêm gases inflamáveis, como propano e butano, derivados do petróleo, além de outras substâncias químicas. O contato direto com a pele, olhos ou mucosas pode provocar irritações, reações alérgicas e ardência, principalmente em crianças e pessoas com pele sensível. Por isso, recomenda-se evitar a aplicação no rosto e no corpo, bem como manter distância de fontes de calor, chamas ou faíscas”, explica o diretor-presidente.

Denúncia

Em situações de suspeita de irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS pelo telefone (79) 3198-8822, pelo e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou presencialmente, na sede do instituto, localizada na Rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Fonte e foto: Ascom/ITPS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *