

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, porta de entrada para universidades públicas do país, começam nesta segunda-feira (19). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior edição da história do programa, com a oferta de 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de educação superior. O prazo para se inscrever na seleção termina na próxima sexta-feira (23).
O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato pode escolher até duas opções de curso. O MEC exige que o participante tenha realizado pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 ou 2025. As oportunidades estão distribuídas entre 7.388 cursos de universidades federais, estaduais, municipais e institutos federais.
Entre as carreiras, pedagogia é a que oferece mais vagas (10.145), à frente de administração e matemática. O sistema seleciona os estudantes automaticamente com base na melhor média ponderada obtida nas edições válidas do Enem. A classificação respeita a Lei de Cotas e as ações afirmativas definidas por cada instituição. A documentação que comprova o perfil do candidato deve ser apresentada na matrícula.
Fonte: Rede CNN Brasil (Foto: MEC)