Duplicação de ponte da Coroa do Meio avança para a 2ª etapa
8 de novembro de 2025
Mega-Sena acumula novamente e o prêmio vai a R$ 67 milhões
9 de novembro de 2025
Exibir tudo

Hoje é o dia D de combate à dengue

Em Aracaju haverá um mutirão de conscientização na Orla de Atalaia

Ministério da Saúde realiza, neste sábado (8), o Dia D nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação integra a nova campanha de prevenção e controle das arboviroses — “Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya”. Em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde realiza um grande mutirão na Orla da Atalaia. 

Contando com a participação de 40 agentes de combate às endemias, a iniciativa visa fortalecer as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, garantindo mais saúde e segurança para moradores e visitantes da capital sergipana. O mutirão inclui orientações à população, inspeções em pontos estratégicos e eliminação de possíveis criadouros.

Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização ocorre simultaneamente em todo o país, com participação de gestores locais, profissionais de saúde, agentes de endemias, lideranças comunitárias e da população em geral. As atividades incluem ações de conscientização e mutirões de limpeza em locais públicos e residências.

Eliminar criadouros

“Estamos fazendo essa mobilização antes mesmo do período de maior transmissão da dengue, que ocorre no primeiro semestre. Este é o momento de conscientizar e engajar a população e os municípios para identificar os pontos críticos e eliminar os criadouros do mosquito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o uso de novas tecnologias, como a Wolbachia, é essencial para conter a transmissão do vetor.

Até o dia 30 de outubro último, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, o que representa uma redução de 75% em relação a 2024. No mesmo período, foram contabilizados cerca de 1,6 mil óbitos confirmados, queda de 72% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo com a redução dos casos, o Ministério da Saúde faz um alerta para as ações de prevenção. Isso porque segundo o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre agosto e outubro, 30% dos municípios brasileiros estão em estado de alerta para a dengue. Em 3,2 mil cidades, mais de 80% das larvas estavam em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’água, calhas, ralos e até folhas de bromélias e cavidades de árvores.

Fonte: Ministério da Saúde (Foto: Secom/PMA)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *