Veja os nomes que não podem ser registrados no Brasil
26 de novembro de 2025
Professores acusam o governo Mitidieri de fazer farra com dinheiro público
26 de novembro de 2025
Exibir tudo

Governo Lula tenta salvar o “Sergipe Águas Profundas”

Os navios-plataforma do SEAP podem processar 120 mil barris/dia de petróleo e 12 milhões de m3 de gás/dia

O governo do presidente Lula da Silva (PT) decidiu vetar uma emenda incluída na Medida Provisória 1304, que elevava a base de cálculo dos royalties do petróleo, em troca da manutenção dos investimentos da Petrobras, incluindo o Projeto Sergipe  Águas Profundas (SEAP), que objetiva a extração de gás natural na costa sergipana.

Durante entrevista no programa o Roda Viva, da TV Cultura, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que o governo resolveu manter a firmeza e o pulso firme para que a Petrobras continue cumprindo seu papel e seu plano de investimentos. Essa emenda comprometeria inclusive a exploração de gás e petróleo em Sergipe, fundamental para o desenvolvimento nacional”, frisou.

A declaração ocorre poucos dias após a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciar que os investimentos em Sergipe, mas também na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, estão sendo adiados na revisão do plano de negócios 2026-2030. A íntegra do plano será apresentada pela estatal na próxima sexta-feira (28). 

SEAP pode ficar para 2030

A executiva confirmou que, no próximo plano, a Petrobras vai postergar o Projeto Sergipe Águas Profundas para depois de 2030. Os projetos de revitalização da Bacia de Campos já estavam com o cronograma em revisão antes do envio à sanção da emenda para elevação dos preços de referência.

A companhia está negociando a contratação de dois FPSOs e prevê a construção de um gasoduto de 18 milhões de m3/dia ligado à costa do estado do Nordeste. É o único projeto operado pela Petrobras que contempla a ampliação de infraestrutura para escoamento de gás natural. Com investimentos estimados em 5 bilhões de dólares, o SEAP foi projetado para extrair 230 mil barris de petróleo por dia e 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Fonte: Site Eixos

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *