
Por Adiberto de Souza *
Na disputa deste ano para o Senado, os governistas vão repetir a mesma briga fraticida que travaram nas eleições para a Prefeitura de Aracaju. Em 2024, os liderados pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) colocaram nas ruas as candidaturas majoritárias de Luiz Roberto (PDT), Yandra Moura (União) e Danielle Garcia (MDB). Divididos e brigando entre si, foram derrotados pela prefeita Emília Corrêa (Republicanos). Agora, novamente Mitidieri foi incapaz de unir os aliados e estes lançaram as pré-candidaturas ao Senado de André Moura (União), Alessandro Vieira (MDB) e Edvaldo Nogueira (PDT). Ressalte-se, ainda, que o governador avalia apoiar a reeleição do senador Rogério Carvalho (PT). Ora, não precisa ser gênio para constatar que vão sobrar acusações no palanque oficial. É previsível que, na hora do pega pra capar, os marqueteiros de Alessandro detonem André, que revidará com quatro pedras nas mãos. Já Rogério lembrará o passado bolsonarista de Vieira e as condenações de Moura. No palanque do outro lado da rua, a oposição assistirá a briga dos mitidieristas, torcendo que os eleitores despejem a maioria dos votos nos pré-candidatos a senador Rodrigo Valadares (União) e Eduardo Amorim (Republicanos), reeditando as eleições para a Prefeitura de Aracaju. No meio do tiroteio verbal em seu palanque, Mitidieri corre o sério risco de ter a reeleição abatida pelo fogo amigo. Arre égua!
Cartão vermelho
O prefeito de Santo Amaro das Brotas, Paulo César Oliveira (União), exonerou de uma canetada só quase todos os ocupantes de cargos em comissão. Só escaparam os comissionados que executam serviços essenciais. O desemprego em massa ocorreu após o governo federal ter bloqueado o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) visando quitar dívidas que a prefeitura tem com a Receita Federal. Em nota, Paulo César explicou ser necessário dar um passo atrás “para reorganizar as finanças, recuperar recursos e quitar pagamentos pendentes”. O diabo é convencer quem perdeu a boquinha oficial que esta foi a melhor alternativa. Creindeuspai!
Grana na mão
A Prefeitura de Aracaju pagou, ontem, os salários dos servidores referentes a este mês de janeiro, injetando mais de R$ 84 milhões na economia da cidade. Ao todo, 17.294 servidores botaram as mãos nos caraminguás. Segundo a prefeita Emília Corrêa (Republicanos), o pagamento dentro do calendário reafirma o compromisso da gestão com o respeito aos servidores e com o planejamento responsável da gestão. “Governar é cuidar de pessoas que estão trabalhando para construir uma Aracaju mais justa e acolhedora”, discursou. Então tá!
Enquanto o pré-candidato ao Senado André Moura (União) cuidava da população do Rio de Janeiro atingida por fortes chuvas, os senadores Alessandro Vieira (MDB) e Rogério Carvalho (PT) eram incensados pelo prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD) e seu irmão deputado Adailton Martins (PSD). Durante um evento ocorrido, ontem, naquele município da Grande Aracaju, os dois pessedistas não pouparam elogios a Vieira e Carvalho, que devem dividir o palanque governista justamente com André Moura. Te cuida, André!
Chega de lero-lero
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), voltou a se reunir com diretores da empresa Iguá Sergipe para reforçar as cobranças pela melhoria dos serviços prestados à população. A gestores citou as constantes reclamações dos consumidores com o saneamento inacabado, a demora na execução das obras, falta de água nos bairros, problemas no esgotamento sanitário, contas com valores considerados altos, vazamentos, buracos deixados pela Iguá nas ruas e avenidas e dificuldades nos canais de comunicação com a empresa. Durante a reunião, Emília deixou claro que se as providencias não forem adotadas tomará medidas cabíveis contra a concessionária. Home vôte!
Dois pesos
A jornalista Rita Oliveira publicou em seu blog RO-acontece que muita gente acha que o governador Fábio Mitidieri (PSD) agiu com dois pesos e duas medidas quando exonerou os secretários que são pré-candidatos nas eleições deste ano e manteve nos cargos os pré-candidatos que ocupam cargos no segundo escalão. A competente articulista política lembra que permanecem no governo os postulantes a cargos eletivos capitão Samuel, presidente da Fundação Renascer, Gilson dos Anjos, presidente da Emdagro, e Francisco Gualberto, presidente da Imprensa Oficial. Aff Maria!
Cadê a água?
A constante falta de água tratada nas torneiras dos sergipanos tem provocado situações inusitadas. Em Monte Alegre de Sergipe, por exemplo, os consumidores de uma rua colocaram reservatórios nas calçadas para serem abastecidos pelos carros-pipa. Chama a atenção, porém, o fato de a água que enche os caminhões ser retirada justamente do reservatório da concessionária Iguá instalado do outro lado da mesma rua. Assim também já é demais também!
O Fórum Permanente do Servidores Estaduais acaba de ser recriado e já definiu uma pauta comum a ser apresentada ao governo Mitidieri. Na primeira reunião dos representantes da categoria ficou decidido que a pauta será protocolada no Palácio do Governo já na próxima terça-feira. Entre as reivindicações estão a fixação do dia 1⁰ de janeiro como da data-base para revisão salarial dos servidores estaduais; criação de uma regra objetiva para definição do percentual de revisão, levando em conta a média do IPCA dos últimos três anos, mais 80% da média do percentual de crescimento da Receita Corrente Líquida do governo dos últimos três anos; e a recriação da Mesa Permanente de Negociação. Marminino!
Fogo de monturo
Aliados do pré-candidato a senador André Moura (União) têm espalhado pelas esquinas de Sergipe que o governador Fábio Mitidieri (PSD) vem trabalhando por debaixo dos panos para escantear o distinto. Os andrezistas estranharam que o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), tenha anunciado apoio à reeleição do senador Alessandro Vieira (MDB) justo no dia em que Mitidieri estava naquele município inaugurando o Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC). Os desconfiados seguidores de André também estranham que a deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD) e o ex-secretário da Saúde Cláudio Mitidieri (PSB) ainda não tenham declarado publicamente apoio a Moura. Misericórdia!
Orai por eles e elas
Como dizem os coleguinhas colunistas sociais, políticos de A Z bateram ponto, ontem, em Poço Verde para prestigiar a procissão em louvou a São Sebastião, padroeiro daquele município sergipano. No meio do povo, deputados estaduais e federais pediram ao santo para se reelegerem agora em 2026, enquanto os derrotados em pleitos passados rezaram para terem mais sorte na disputa eleitoral que se avizinha. Como sempre acontece nestes eventos religiosos, os políticos não tiraram um olho do andor e o outro dos eleitores, nem sempre fiéis a estes mortais fazedores de promessas. Amém!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 24 de maio de 1908.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine e no jornal online Zona Livre.
* É jornalista.
O texto acima é opinião do autor e não representa necessariamente o pensamento do site Destaquenoticias