Petrobras pode adiar de novo o “Sergipe Águas Profundas”
11 de setembro de 2025
Sergipe só tem 78 projetos inscritos na Lei Rouanet
11 de setembro de 2025
Exibir tudo

Governistas já temem perder votos por causa da Iguá Sergipe

A avalanche de reclamações contra as constantes falta d’água e os problemas na rede de esgoto começa a preocupar os pré-candidatos governistas. A dificuldade da concessionária Iguá Sergipe em estancar essa crise tem tirado o sono de alguns deputados que votaram no polêmico projeto do governo Mitidieri terceirizando os serviços de água e esgoto antes prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A concessão rendeu mais de R$ 4,2 bilhões ao Estado e às prefeituras, porém, a população ainda não viu se concretizar a promessa do Executivo de que a terceirização iria acabar com as faltas d’água. Esta semana, o deputado estadual Adailton Martins (PSD), que votou favorável à “venda” da Deso, botou a boca no trombone contra a empresa Iguá Sergipe: “O serviço está deixando a desejar. Tem 20 dias que não chega água na Barra dos Coqueiros”, reclamou. Na verdade, o pessedista verbalizou na Assembleia o que outros deputados governistas têm afirmando à boca miúda. Todos sabem que se até 2026 a concessionária não botar a casa em ordem, a oposição propagará que a culpa do problema é do governo e dos deputados responsáveis pela aprovação da concessão, induzindo os eleitores a puni-los nas urnas pela falta de águas nas torneiras e pelos esgotos entupidos. Creindeuspai!

Projeto ameaçado

A Petrobras está se preparando para revelar seu plano de negócios para 2026 a 2030 em novembro, com meta de US$ 8 bilhões em reduções de custos para compensar a queda nos preços do petróleo. Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, os cortes devem se concentrar na revisão dos projetos de construção de plataformas, incluindo o “Sergipe Águas Profundas”. Caso os cortes de investimentos sejam confirmados, não será a primeira vez que a petrolífera adia o início de operação do empreendimento de 5 bilhões de dólares no litoral sergipano. Inicialmente previsto para começar a produzir em 2026, o projeto foi adiado para 2028, passando posteriormente para 2030. Misericórdia!

Médicos agredidos

A violência contra médicos foi denunciada na Câmara de Aracaju pela vereadora Sônia Meire (Psol). Segundo ela, recente pesquisa revela que Sergipe é o 13º estado do país em nível de violência contra os profissionais de saúde. Só no ano passado, foram 4.562 casos em todo o país, o que corresponde a 12 agressões por dia e um caso a cada duas horas. Os tipos de violência vão desde ameaça, desacato, até lesões corporais, que são praticadas tanto por pacientes, como por familiares e terceiros. “A cada três profissionais afetados pela violência, duas são mulheres”, alertou a vereadora. Só Jesus na causa!

Fusão em estudo

As empresas de saneamento Aegea e Iguá estão em negociações para uma possível fusão. De acordo com a Revista Veja, a movimentação ocorre em meio à pressão sobre a Iguá, que precisa cumprir investimentos bilionários obrigatórios em suas concessões. “A gestora canadense AIMCo e o braço de participações do BNDES, que detêm respectivamente 24% e 9,5% da Iguá, avaliam reduzir ou até mesmo vender integralmente suas posições na companhia”, informou a Veja. Procuradas pela revista, as duas empresas evitaram comentar a possível fusão. Então, tá!

Batendo pernas

Os secretários estaduais de Turismo e de Cultura, respectivamente, Marcos Franco (MDB) e Valadares Filho (SD), estão batendo pernas em Paris. Também estão por lá Irineu Fontes, secretário-adjunto da Cultura, e Gustavo Paixão, presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê. Foram participar do 1° Festival Internacional de Forró Raiz, evento que faz parte das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas de Brasil e França.  O secretário da Cultura de Aracaju, Paulo Corrêa, também faz parte da alegre comitiva sergipana. Já o governador Fábio Mitidieri (PSD), a esposa Érica, além de seis secretários e diretores de órgãos estaduais estão na Itália participando de uma exposição sobre óleo e gás. Arre égua!

Cadê a comida?

O Restaurante Padre Pedro, mantido pela Secretaria Estadual de Ação Social no centro de Aracaju, está deixando muito a desejar. Essa conclusão é da deputada estadual Linda Brasil (Psol), que esteve ontem fiscalizando a distribuição de quentinhas no local. A parlamentar flagrou a falta de condições básicas de acolhimento, uma enorme fila de miseráveis no sol e a falta de comida. “Cerca de 110 pessoas não tiveram acesso ao alimento porque simplesmente acabou”, denuncia Linda. A deputada concluiu que a divulgação feita pelo governo de Sergipe sobre o Restaurante Padre Pedro não passa de propaganda enganosa. Com a palavra a secretária e primeira dama Érica Mitidieri. Aff Maria!

Esperando a janela

Faltando ainda mais de seis meses para a abertura da janela partidária, que permitirá a troca de legendas por deputados estaduais e federais, já é grande a movimentação daqueles que desejam disputar as eleições de 2026 por outras siglas. Muitos estão insatisfeitos nos atuais endereços políticos, enquanto outros querem pular a cerca para aumentar as chances de reeleição. Portanto, até a abertura da janela partidária, em março do próximo ano, assistiremos muito empurra-empurra, golpes baixos e decepções, pois quem é fraco não sobrevive nesse jogo, muitas vezes desleal, da política partidária. Home vôte!

Bota fora no PL

Apesar do choro de alguns filiados do PL sergipano, a vereadora aracajuana Moama Valadares assumiu a presidência do partido no estado em substituição ao dublê de político e empresário Edvan Amorim. A parlamentar vai apenas esquentar a cadeira de presidente até 2026 quando passa o cargo para o deputado federal Rodrigo Valadares (União), que vem a ser cara metade da ilustre. Moama prometeu que, junto com o maridão, vai fortalecer o PL, com políticos “unidos pelas nossas bandeiras: Deus, Pátria, Família e Liberdade”. Enquanto isso, os grupos de Amorim e do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), estão à procura de uma nova legenda para se alojarem. Creindeuspai!

Denúncia grave

O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) fez uma grave denúncia contra o secretário estadual da Saúde, Cláudio Mitidieri (PSB). De acordo com o parlamentar, o auxiliar do governador Fábio Mitidieri (PSD) está usando a estrutura da Secretaria “para se viabilizar eleitoralmente”, já que é pré-candidato a deputado federal. Thiago criticou o fato de Cláudio e o governador terem ido a Tobias Barreto anunciar com estardalhaço a implantação de uma sala para realização de parto expulsivo, que vem a ser o parto normal, muitas vezes feito na residência da parturiente. Cruz, credo!

Aulinha particular

A gíria é muito usada no meio policial e entre os malandros para definir objetos, comportamentos e animais. Este fenômeno de linguagem, em que se usa uma palavra não convencional para designar outra, visa fazer segredo ou provocar humor. Portanto, no jargão da malandragem e dos agentes, cavalo é “beiço mole”; bicicleta é “camelo” ou “magrela”; rádio é “papagaio”; “bizu” é sugestão; “moita” é esconderijo; alcaguete é “X-9” ou “dedo duro”; e maconha é “coisa” ou “bagulho”. Fumar um “baseado” é “dar um tapa na macaca”, enquanto o relógio é chamado de “redondo”. Sacou, bicho? Caramba!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, 29 de novembro de 1945.

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *