Vai começar a cravação das estacas da ponte Penedo/Neópolis
10 de maio de 2025
Sergipe troca de governador neste sábado
10 de maio de 2025
Exibir tudo

Dia das Mães aquece as vendas do comércio

Os mais otimistas são os empresários do ramo de vestuário, calçados e acessórios

O Dia das Mães, comemorado nesse domingo (11), é uma das datas mais esperadas pelo comércio e costuma ser sinônimo de aumento nas vendas e visibilidade para os pequenos negócios. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as vendas deste ano devem registrar uma alta de 1,9% em relação ao ano anterior.

O ramo de vestuário, calçados e acessórios deve ter a maior previsão de faturamento, seguido do setor de farmácias, perfumarias e cosméticos. O gerente de Relacionamento do Sebrae, Enio Pinto, destaca também o setor de experiências como um diferencial na hora de presentear.

“O cliente paga o preço como sempre, mas quer receber valor. E o valor é uma equação simples: é a entrega do benefício que ele está querendo adquirir, por meio de uma vivência, de uma experiência memorável e incrível. Vivemos o que os especialistas também chamam de uma ‘servitização’ da economia, produtos virando serviço”, analisa.

Para as floriculturas, o Dia das Mães é a data mais expressiva do ano, quando se trata de volume de vendas. A empreendedora Bruna Rodrigues está à frente, há 11 anos, da Flora de Série. O estabelecimento prepara lançamentos especiais para a data comemorativa. “A nossa expectativa é altíssima. A gente fez um lançamento, um novo arranjo com flores clássicas, em um design contemporâneo que é a assinatura da Flora de Série”, projeta Bruna.

Erros comuns

Os empreendedores devem ficar atentos para evitar três erros comuns: mix de produtos, preparação da equipe e ambiente de vendas. “Não ter um mix de produtos adequado para o cliente é resultado da desatualização das tendências na área de atuação e da desatenção ao histórico de consumo do cliente. Um outro erro muito comum é você não ter a sua equipe preparada, não estar capacitada, treinada para fazer vendas simultâneas, vendas concomitantes”, afirma Enio Pinto, gerente de Atendimento ao Cliente do Sebrae.

Fonte e foto: Sebrae

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *