

O setor de alimentação fora do lar chega ao último trimestre com perspectivas positivas, impulsionado pelas confraternizações de empresas, encontros familiares e celebrações que marcam as próximas semanas. Segundo levantamento da Abrasel, 81% dos empreendedores esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Para a maioria (26%), esse crescimento deve ser de pelo menos 10%.
Os sinais de melhora já aparecem nos indicadores do primeiro mês deste trimestre. Após setembro registrar 27% dos negócios no prejuízo, em outubro esse percentual caiu para 20%. No mesmo período, 40% das empresas tiveram lucro — sete pontos percentuais acima de setembro. O Índice Abrasel-Stone também reforça a tendência, com aumento de 1,6% nas vendas do setor em outubro na comparação com o mês anterior.
Reservas em alta
O movimento mais intenso das últimas semanas levou muitos estabelecimentos a revisarem escalas, ampliarem compras e reforçarem estoques. Com a expectativa de aumento no fluxo de clientes, 32% dos bares e restaurantes pretendem contratar mais funcionários. Para 78% dos empresários, a demanda do fim de ano é o principal fator das contratações.
Em São Paulo, Pedro Mott, proprietário do Quintal do Espeto, relata que o fim de ano vem superando as expectativas. “Este último bimestre está melhor do que o ano passado. Tanto o volume de contatos quanto as conversões estão cerca de 10% acima do registrado no mesmo período de 2024”, afirma. Para atender à demanda, Pedro reforçou a equipe fixa em aproximadamente 15% e ampliou a base de freelancers.
“Todo ano contratamos um quadro sazonal, mas desta vez tivemos que ir além. Criamos políticas específicas para freelas, aumentamos a remuneração e buscamos formas de garantir que tivéssemos profissionais disponíveis, porque dezembro é ainda mais disputado no setor inteiro”, explica. As contratações se concentraram principalmente em funções de atendimento e salão, como garçons.
Fonte: Abrasel