Tribunal Regional Eleitoral empossa nova juíza titular
9 de maio de 2025
Exibir tudo

Fafen de Laranjeiras deve voltar a operar em outubro

A Fafen de Laranjeiras é especializada na produção de ureia

A petroquímica Unigel recuou e decidiu acatar o acordo para reativar as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen’s) de Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA), fechadas há dois anos. O conselho de administração da Petrobras autorizou a celebração do acordo, com prazo para assinatura até 31 deste mês. A expectativa é que as duas unidades comecem a operar a partir de outubro e resulte na geração de 2,4 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a proposta original previa que a Petrobras deveria abrir mão de um pleito de R$ 1,4 bilhão na Justiça e ainda pagaria R$ 200 milhões para a Unigel voltar a operar as fábricas. Em nota, contudo, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) não mencionou os valores sobre o acordo em prol da reabertura das unidades. No comunicado, a entidade diz que as negociações foram aprovadas pela Unigel na última segunda-feira (5).

FUP apoiou o acordo

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, declarou que a iniciativa contou com apoio da entidade para retomada da produção de fertilizantes no país. Para ele, a “consolidação da volta da Petrobrás ao setor de fertilizantes é estratégica para o abastecimento interno do insumo, a redução da dependência das importações brasileiras de fertilizantes, e a ampla efetivação do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) em curso”.

O retorno da operação, de acordo com a nota da Federação, será feita por meio de prestação de serviço, sob a modalidade de Operação e Manutenção (O&M).“A presença da FUP no GT visou garantir a retomada da produção nacional de fertilizantes e o imediato retorno dos trabalhadores da Petrobrás, antes lotados nestas plantas industriais e transferidos compulsoriamente e de forma arbitrária – fato que desencadeou a maior crise de doença mental já registrada na companhia”, afirmou Bacelar.

Fonte: A Tarde

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *