

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste domingo (9). Sergipe teve 78.344 inscrições confirmadas, sendo que 16.514 são de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. De acordo com o levantamento do Inep, 56.740 inscritos em Sergipe são isentos e 21.604, pagantes. Do total de inscritos confirmados no estado, 47.864 (61,09%) são mulheres e 30.480 (38,91%) são homens.
Os mais estudantes inscritos para a primeira etapa do Enem devem conferir com antecedência o local de prova e planejar o deslocamento. Os portões vão fechar pontualmente às 13 horas, no horário de Brasília, neste domingo (9). Especialistas recomendam calcular o tempo de trajeto, avaliar rotas alternativas e, se possível, ter mais de uma opção de transporte. Para quem vai utilizar carro por aplicativo, é preciso ficar atento. A demanda aumenta entre 11h e 13h durante os dias de prova e pode demorar para o motorista aceitar a corrida e elevar os preços.
Ônibus de graça
Em algumas cidades, como Aracaju, as prefeituras e governos anunciaram gratuidade ou reforço no transporte público para facilitar o deslocamento dos participantes. Segundo a Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), a gratuidade contempla estudantes matriculados em escolas públicas e privadas, além de pessoas que farão o exame como candidatos independentes. Para alunos regularmente matriculados, o valor das passagens de ida e volta foi creditado no cartão Mais Aracaju Escolar.
A informação sobre o local de prova está disponível no cartão de confirmação, exclusivamente na página do participante, no site do Inep. Levar o documento impresso não é obrigatório, mas o órgão recomenda para evitar imprevistos. No primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, 16 deste mês, os candidatos respondem as provas de ciências da natureza e de matemática. Cada área do conhecimento conta com 45 questões.
Com informações da PMA e do MEC (Foto: Agência Brasil)