Médica acusada pela morte do marido obtém prisão domiciliar
15 de maio de 2025
Veja os 5 discos mais vendidos da história do Brasil
15 de maio de 2025
Exibir tudo

Em Sergipe mais de 145 mil ainda não declararam o IR 2025

Os contribuintes com direito à restituição receberão os valores em cinco lotes

Faltando poucos dias para o fim do prazo, 145.662 contribuintes de Sergipe ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2025. Os dados são da Receita Federal, atualizados nessa quarta-feira (14). Do total estimado de 314.170 declarações esperadas no estado, apenas 168.508 foram entregues até agora, o que representa 53,6% do volume previsto.

O prazo para envio da declçaração vai até o dia 30 de maio, e quem perder a data estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74. Instituições financeiras vêm reforçando a importância do cumprimento do prazo, inclusive como forma de evitar penalidades e contratempos com o CPF. Para Erli Bandeira, Consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste, a orientação é que os contribuintes não deixem para os últimos dias.

Deixe os ajustes para depois

“A recomendação é enviar a declaração dentro do prazo legal e, se for o caso, fazer os ajustes depois. Isso evita multas e possíveis complicações com a Receita”, afirma o especialista. Com a declaração entregue, o contribuinte precisa estar atento ao calendário de pagamento ou restituição. Depois de enviar a declaração do Imposto de Renda, existem dois cenários que podem acontecer: o pagamento do imposto devido ou a restituição.

Aqueles que tiverem imposto a pagar podem optar pelo pagamento em até oito cotas, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 50. A primeira cota — ou a cota única — deve ser paga até o dia 30 de maio, mesma data-limite para a entrega da declaração.

Já os contribuintes com direito à restituição receberão os valores em cinco lotes, conforme cronograma da Receita Federal. O primeiro pagamento será feito no dia 30 de maio e os demais nos dias 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

Em Sergipe, 46,1% das declarações enviadas até o momento foram realizadas utilizando o modelo pré-preenchido. Em Aracaju, foram entregues 82.198 declarações até agora, o que representa apenas 51,7% das 159.045 esperadas. Já em Nossa Senhora do Socorro, o percentual de entrega é de 66,4%. Em Lagarto, o número é de 55,7%; em Itabaiana, de 51,7%; e, em Estância, o percentual é de 62,7% até o momento.

Fonte: Sicredi

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *