

Por Matos Ramos *
Quase a metade dos trabalhadores de Sergipe (49,1%) está na informalidade, percentual bem acima da média nacional: 37,8%. É o que revela reportagem do jornal Valor Econômico com base nos dados mais recentres do IBGE, referentes ao 2º trimestre deste ano. Pior do que Sergipe só sete estados: Paraíba (50,4%), Ceará (51,2%), Piauí (51,8%), Amazonas (52,1%), Bahia (52,3%), Pará (55,9%) e Maranhão (56,2). A matéria do Valor explica que o IBGE classifica como informais os trabalhadores do setor privado sem carteira assinada, os empregadores sem CNPJ e quem trabalha por conta própria sem ter CNPJ. Pelo visto, Sergipe ainda vai levar muito tempo para reduzir esse exagerado percentual de informalidade. Oremos!
O escritor Ibarê Dantas acaba de colocar um novo livro na praça. “Florentino Menezes: Pensamento e ação” aborda a vida e a obra de um dos mais importantes intelectuais sergipanos do início do século 20 e um dos pioneiros no estudo da sociologia em Sergipe. Este ilustre sergipano que motivou a pesquisa de Ibarê liderou a campanha pela criação do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, foi professor do Colégio Ateneu Sergipense e publicou 12 livros. Lamentavelmente, nenhum deles foi reeditado, tendo alguns textos se tornado raridades. Dantas revela que, não obstante as variadas contribuições, a vida e o pensamento de Florentino Menezes careciam de maior atenção. Vale a pena ler!
Eleição no Confiança
Os sócios-torcedores da Associação Desportiva Confiança elegeram, nesse sábado (27) a nova diretoria do clube para os próximos três anos. Para a presidência foi eleito Petrucio Souza, tendo como vice o vereador de Aracaju, Vinícius Porto (PDT), além de 40 novos conselheiros. A posse da nova diretoria deve acontecer dentro de, no máximo, 90 dias após a homologação do resultado da votação. A torcida proletária torce para que os novos diretores recoloquem o Confiança do bairro Industrial na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Vamos subir Dragão!
Integração do Baixo São Francisco
As obras da ponte ligando Sergipe e Alagoas seguem em ritmo acelerado. Na última sexta-feira, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), visitou no canteiro de obras que emprega diretamente 123 trabalhadores. Com 1,08 quilômetro de extensão e 12,25 quilômetros de vias de acesso, a ponte também terá calçadas e ciclovias para atender aos pedestres e ciclistas. O projeto inclui ainda um vão central de 300 metros, que permitirá a navegação de embarcações no rio. A travessia de balsa custa R$ 36 para veículos de passeio, R$ 5 para pedestres e dura 15 minutos. Com a nova ponte, as pessoas terão mais conforto e rapidez no deslocamento, que será reduzido para apenas dois minutos. Então, que a ponte fique pronta o mais rápido possível!
Café mais caro
Prepare o bolso, pois o preço do café vai subir para o consumidor. As indústrias já fecharam com o varejo um repasse de 10% a 15%, que deve chegar rapidamente às gôndolas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O presidente da entidade, Pavel Cardoso, relata que alguns preços foram comunicados no início deste mês, porém muitos supermercados só fizeram as compras na segunda quinzena. Por isso, os novos valores devem aparecer nas etiquetas já a partir desta semana. Só falta agora os panificadores aumentarem o preço do pãozinho. Nossa Senhora!
E quem vai se apresentar em Aracaju agora em outubro é o cantor Matuê, um dos maiores nomes do rap nacional. Sua aguardada turnê “333” vai acontecer, no próximo dia 10, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Além de Matuê, o show contará com a participação dos artistas Brandão, Lee Magnata e DJ Marraia, que completam a line-up da noite. Os ingressos já estão à venda e o público poderá escolher entre dois setores: Área VIP ou Lounge. As entradas estão disponíveis on-line, através do site da ST Ingressos, e também em pontos físicos espalhados por Aracaju e região metropolitana. Legal D+!
Reportagem de fôlego
Aplausos para a colega jornalista Anne Samara pela brilhante reportagem exibida na TV Sergipe, nesse sábado (27), sobre o maior acidente ferroviário do Brasil. Ocorrido na noite de 18 de março de 1946 no município sergipano de Riachuelo, o desastre deixou 185 mortes e 300 feridos. A investigação feita à época constatou falha do sistema de freios do velho trem de passageiros, que estava superlotado. Anne Samara encerrou a brilhante reportagem no Cruzeiro das Almas, um monumento erguido em homenagem às vítimas. Viva o bom jornalismo!
Vem aí Adriana Partimpim!
O Dia da Criança – 12 de outubro – será festejado em Aracaju com o show imperdível de Adriana Calcanhotto. Ela vai apresentar no Teatro Tobias Barreto o espetáculo “Adriana Partimpim: O Quarto no Palco” – feito para “crianças de qualquer idade”. É um mergulho na poesia e na liberdade criativa de uma artista que continua inventando mundos. Partimpim vive no presente. Não tem idade. Cresce sem envelhecer. É criança porque não parou de sonhar — e porque acredita que o mundo é dos que sonham que toda lenda é pura verdade. Os ingressos já estão à venda nas lojas Torcida Z dos Shoppings Jardins e Riomar. Portanto, apresse-se para não passar batido!
O público sergipano terá a chance de viver uma experiência musical e visual única com o espetáculo “The Beatles Reimagined”. Agendado para às 20 horas do próximo dia 15, o show vai acontecer no Teatro Atheneu, centro de Aracaju. A proposta vai além de um cover ou de um tributo tradicional: trata-se de uma releitura ousada, sensível e surpreendente da maior banda de todos os tempos. O show reúne a energia contagiante de uma banda ao vivo e a sofisticação de um quarteto de cordas, resultando em arranjos inéditos. Os ingressos estão à venda pelo link https://www.sympla.com.br/evento/the-beatles-reimagined/3058058 com disponibilidade limitada. Perder nem pensar!
A moqueca de peixe na folha de bananeira é um prato típico de São Cristóvão, município da Grande Aracaju. A alimentação habitual dos sancristovenses é a base de frutos do mar, a exemplo dos peixes e mariscos, preparados de diferentes formas, principalmente no coco e na palha. A culinária da chamada Cidade Mãe possui aspectos que a diferencia das demais, como os sabores, saberes e fazeres locais. Cruzes, deu fome!
Ensinar é aprender
Encerro com uma frase da poetisa Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Até domingo!
(Contato: matosramos@destaquenoticias.com.br)
* É colunista dominical do Destaquenotícias
O texto acima é opinião do autor e não representa o pensamento do site Destaquenoticias