Muitos pastores querem abrir as igrejas de olho no dízimo
12 de abril de 2021
Nova Lei do trânsito já está em vigor
12 de abril de 2021
Exibir tudo

Em Sergipe, 22,97% abriram mão da 2ª dose da vacina

A distribuição das vacinas com as regionais acontecerá na próxima quinta-feira

É grande o índice de pessoas que simplesmente não retornaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. Em Sergipe, a taxa de abandono vacinal já chega a 22,97%, sendo a terceira maior do Brasil e ficando atrás apenas do Amazonas (31,31% ) e de Roraima (26,12%). Esta informação é do jornal Folha de S. Paulo com base números extraídos do DataSUS, sistema de informações do Ministério da Saúde.

A estimativa é que mais de meio milhão de pessoas que foram vacinados com a Coronavac no início da vacinação não retornaram para receber a segunda dose do imunizante. De acordo com o jornal paulista, os dados mostram que o abandono vacinal – percentual de pessoas que iniciam a vacinação, mas não finalizam o processo – é de 14,13%. Apenas a Coronavac foi considerada pelo levantamento porque o intervalo entre as duas doses do imunizante de Oxford/Astrazeneca é de 90 dias —as taxas de abandono dessa vacina, portanto, só podem ser calculadas a partir do final deste mês.

A Coronavac é a principal vacina contra Covid-19 aplicada no país e a segunda dose deve ser aplicada 28 dias após a primeira dose. Até quinta-feira (8), mais de 45 dias após o primeiro mês de vacinação no Brasil, 562,2 mil desses vacinados não haviam retornado para receber a segunda dose da Coronavac, conforme a Folha. Ainda não há estudo científico publicado que analise a proteção com apenas uma dose única da Coronavac. Especialistas disseram ao jornal que o que se sabe hoje é que o organismo leva uma média de duas semanas após a segunda dose das vacinas para construir seu escudo protetor contra a Covid-19.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *