A Polícia Militar de Sergipe está usando drones para dispersar aquelas pessoas que insistem em se aglomerar, contrariando o decreto estadual que determina o isolamento social visando evitar a propagação do coronavírus. O drone identifica a aglomeração e, por meio de um áudio, determina que as pessoas voltem para suas casas.
Segundo o comando da Polícia Militar, caso as pessoas não obedeçam a orientação transmitida pelos drones, uma unidade policial se desloca até o local para fazer cumprir o decreto do governo. Enquanto sobrevoa a aglomeração, o equipamento transmite a seguinte mensagem: “Estamos trabalhando para garantir a vida de todos os cidadãos de Sergipe. Evite a propagação do vírus Covid -19. Faça sua parte, fique em casa. Com serenidade e firmeza, venceremos juntos essa guerra!”.
Vídeomonitoramento
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) segue monitorando locais como a Orla de Atalaia e o calçadão da Praia 13 de Julho para evitar aglomerações que colocam em risco a população nessa época de disseminação do Coronavírus. São 54 câmeras que permitem o rápido direcionamento de equipes da Polícia Militar para os locais exatos em que haja muitas pessoas aglomeradas.
As câmeras também possibilitam o vídeomonitoramento de estabelecimentos que, porventura, não estejam cumprindo a determinação de fechamento prevista pelo Decreto Governamental. Somando outros pontos de Aracaju, há mais de 100 câmeras distribuídas em pontos estratégicos e que servem à segurança pública do cidadão diariamente tanto em situações normais, quanto na de combate à Covid-19.