Previsão indica semana chuvosa em Aracaju
19 de janeiro de 2026
Exibir tudo

Cursos de Medicina da UFS têm nota máxima no Enamed

Os cursos mal avaliados serão “punidos” pelo Ministério da Educação

Os cursos de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Aracaju e Lagarto obtiveram nota máxima – 5 – no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O resultado foi anunciado, nesta segunda-feira (19), pelo Ministério da Educação. Já os cursos de Medina da Universidade Tiradentes (UNIT) em Aracaju e Estância alcançaram, respectivamente, notas 3 e 4. Dentre os cursos avaliados em todo o país 30% são mal avaliados e serão punidos.

Os cursos mal avaliados serão “punidos”. As medidas de intervenção vão variar conforme a nota obtida no Enamed. Instituições que receberem conceito 2 não poderão ampliar o número de vagas e terão suspensa a possibilidade de firmar novos contratos pelo Fies e pelo Prouni. Dos 107 cursos reprovados, apenas 99 vão enfrentar as penalidades, uma vez que as faculdades estaduais e municipais não estão sob gerência do ministério.

As universidades públicas federais se destacaram com 87,6% das notas nas faixas 4 e 5. Enquanto as estaduais obtiveram o percentual de 84,7%. No entanto, as instituições públicas municipais destoaram nas avaliações e alcançaram o marco de 87,5% nas faixas 1 e 2, consideradas com conceitos mais baixos. Os desempenhos fracos também marcaram as instituições privadas com fins lucrativos, com 58,4%, e as chamadas instituições especiais, somando 54,6% nas faixas inferiores.

Foto: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *