
Os cursos de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Aracaju e Lagarto obtiveram nota máxima – 5 – no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O resultado foi anunciado, nesta segunda-feira (19), pelo Ministério da Educação. Já os cursos de Medina da Universidade Tiradentes (UNIT) em Aracaju e Estância alcançaram, respectivamente, notas 3 e 4. Dentre os cursos avaliados em todo o país 30% são mal avaliados e serão punidos.
Os cursos mal avaliados serão “punidos”. As medidas de intervenção vão variar conforme a nota obtida no Enamed. Instituições que receberem conceito 2 não poderão ampliar o número de vagas e terão suspensa a possibilidade de firmar novos contratos pelo Fies e pelo Prouni. Dos 107 cursos reprovados, apenas 99 vão enfrentar as penalidades, uma vez que as faculdades estaduais e municipais não estão sob gerência do ministério.
As universidades públicas federais se destacaram com 87,6% das notas nas faixas 4 e 5. Enquanto as estaduais obtiveram o percentual de 84,7%. No entanto, as instituições públicas municipais destoaram nas avaliações e alcançaram o marco de 87,5% nas faixas 1 e 2, consideradas com conceitos mais baixos. Os desempenhos fracos também marcaram as instituições privadas com fins lucrativos, com 58,4%, e as chamadas instituições especiais, somando 54,6% nas faixas inferiores.
Foto: Agência Brasil