As agências dos Correios começam, nesta sexta-feira (30), a atender os aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares no INSS. A medida foi adotada para atender o público que não consegue ter acesso pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para saber qual a agência mais próxima, acesse o link com a lista completa de unidades participantes. Também é possível conferir a lista das agências no site dos Correios, e pela central telefônica 135. Os atendentes passaram por treinamento para garantir o suporte aos aposentados.
O que levar para ser atendido?
Apenas um documento de identificação oficial.
Não precisa levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
Quem não pode comparecer?
Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento?
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas podem:
Consultar se foi feito algum desconto no benefício;
Requerer a contestação de descontos não autorizados;
Reconhecer a autorização de algum desconto;
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação; e
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.
Todo o atendimento será gratuito, feito por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Fonte: Portal R7