
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) registrou, entre o último dia 13 e terça-feira (17) agora, 95 ocorrências que foram atendidas pelas equipes extras empregadas na Operação Carnaval realizada em praias, barragens e outros balneários do estado. O total incluiu 33 atendimentos pré-hospitalares, 21 acidentes com animais marinhos e 32 afogamentos, dos quais dois resultaram em óbito. As guarnições também realizaram 2.259 ações de prevenção, orientando banhistas sobre locais de risco.
No período carnavalesco os guarda-vidas registraram apenas uma criança perdida, uma redução de 90% em relação ao ano de 2025, quando esses casos chegaram a 11. Uma das ações realizadas pelo CBMSE para alcançar este resultado foi a distribuição de pulseiras de identificação para o público infantil, constando nome e telefone de contato do responsável.
Planejamento estratégico
O número geral de ocorrências se aproxima aos dados do ano passado, quando houve 98 registros na operação Carnaval. Para o comandante-geral do CBMSE, coronel BM Fábio Cardoso, o resultado da atuação dos bombeiros militares neste Carnaval é fruto de um planejamento estratégico operacional focado nas ações preventivas, com orientação aos banhistas, patrulhamento aquático e presença de guarda-vidas nos pontos mais críticos.
“A integração entre guarnições de salvamento, socorristas e guarda-vidas foi essencial para a agilidade no atendimento. Empregamos um efetivo extraordinário de mais de 400 profissionais e 32 viaturas nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Lagarto, Simão Dias, Itaporanga d’Ajuda, Estância, Canindé de São Francisco, Cumbe, Campo do Brito, Propriá, Telha, Neópolis e Santana do São Francisco, que possuem tradição carnavalesca”, explica o coronel Fábio Cardoso.
Fonte e foto: CBM/SE