Dos cinco exames positivos para coronavírus divulgados neste sábado (4), pela Secretaria de Estado da Saúde, um é de Itabaiana. Trata-se de uma mulher de 34 anos, que é filha da senhora de 61 e neta da idosa de 90 anos, que vieram a óbito por Covid-19. É o primeiro caso confirmado naquele município do agreste sergipano.
Ao todo, Sergipe tem 32 casos confirmados de coronavírus, sendo 27 em Aracaju, dois em Propriá, e um em Capela, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. São três óbitos: duas mulheres (61 e 90 anos) e um homem (60 anos).
Neste domingo (5), a Secretaria da Saúde de Itabaiana emitiu uma nota sobre a filha daquele município testada positiva com coronavírus:
Nota Oficial
A Secretaria de Saúde de Itabaiana, através da sua Vigilância Epidemiológica, vem por meio desta informar que procede o primeiro caso de uma cidadã itabaianense contaminada pela Covid-19, o novo coronavírus.
É importante destacar que a contaminação, conforme o histórico da paciente indica, não teria acontecido dentro dos limites do município, uma vez que a mulher é filha da senhora de 61 anos e neta da de 90 anos que foram as primeiras vítimas mulheres fatais da pandemia em Sergipe, cujos casos ocorreram em Aracaju, local em que a moradora de Itabaiana se encontrava justamente cuidando de sua genitora enquanto esta padecia da enfermidade que, infelizmente, a levou a óbito.
A Vigilância Epidemiológica já tinha conhecimento desse caso na última sexta, 3. Com a confirmação da contaminação neste sábado, 4, através de exame, estabeleceu os contatos e vem dando a devida atenção a ela e aos familiares, observando todas as normas de segurança, bem como garantindo acesso a todo tipo de auxílio que estiver ao alcance da administração pública municipal.
Resguardando a identidade de todos os envolvidos, a Vigilância Epidemiológica informa que a paciente se encontra em isolamento domiciliar total, sem contato direto e pessoal nem com os familiares, sempre com os devidos acompanhamentos necessários.
Por fim, destacamos que o fato de que a contaminação não teria se dado em Itabaiana apenas reforça a necessidade de que todas as medidas tomadas até este momento sejam reforçadas, sejam por parte do poder público, sejam por parte da população. O coronavírus só pode ser vencido com a colaboração de todos, sem exceção.
Itabaiana, 5 de abril de 2020.