Iguá Sergipe deixa 26 bairros de Aracaju sem água
15 de dezembro de 2025
O Globo diz que André pagou R$ 300 mil para não ser preso
16 de dezembro de 2025
Exibir tudo

Consumidor é orientado sobre cuidados com artigos natalinos

Muitos dos artigos natalinos podem causar choques, curtos-circuitos e incêndios

Com a chegada das festas de fim de ano, o comércio de produtos natalinos já está movimentado em Sergipe. Lojas registram aumento na procura por pisca-piscas, luminárias decorativas e mangueiras de iluminação, itens que ajudam a criar ambientes festivos, mas que, se adquiridos sem os devidos cuidados, podem oferecer riscos aos consumidores.

Para garantir compras seguras, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) reforça as orientações sobre os cuidados necessários ao escolher produtos elétricos. Muitos desses itens podem causar choques, curtos-circuitos, incêndios e outros danos, caso não estejam de acordo com as normas de segurança. Entre as recomendações, o ITPS destaca que produtos como pisca-piscas, luminárias e plugues devem possuir informações claras em português e apresentar dados como tensão, corrente, potência máxima, além da identificação do fabricante ou importador.

Além de observar as características técnicas, o ITPS orienta que as compras sejam feitas em estabelecimentos formalizados, que emitem nota fiscal. Isso garante ao consumidor o direito a troca, reclamação e maior segurança, caso o produto apresente defeito ou irregularidade.

Fiscalização intensificada

Durante todo o mês de novembro o ITPS realizou a Operação Natal Seguro, fiscalizando artigos natalinos em diferentes estabelecimentos de Sergipe. Entre os itens avaliados estão os populares pisca-piscas, que exigem atenção especial, considerando a grande procura nesta época do ano.

A fiscalização é contínua: ao longo de todo o ano, equipes do ITPS monitoram o comércio sergipano para garantir que produtos elétricos e decorativos estejam dentro das normas do Inmetro. Itens fora das especificações são autuados e podem ser apreendidos, evitando que cheguem às mãos dos consumidores.

Consumidores que desejarem denunciar irregularidades ou esclarecer dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS pelo telefone (79) 3198-8822 ou pelo e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. O atendimento presencial também está disponível na sede do ITPS, localizada na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, Aracaju.

Fonte e foto: G/S

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *