

Por Matos Ramos *
O influenciador Carlinhos Maia, 34 anos, chamou atenção nas redes sociais ao compartilhar registros de uma viagem à Praia dos Marceneiros, em Alagoas, ao lado de João Also. As imagens levantaram rumores de um possível novo relacionamento e provocou ciúmes em Lucas Guimarães, que esteve casado com Carlinhos por 15 anos: “Só avisando pro boy aí que meu ex dormiu pensando em mim. Sou inesquecível mesmo”, reagiu o ex-marido. Em resposta, o influenciador escreveu que “Lucas tá com ciúmes só.”. Como dizem por aí: que babado!
O Banese escolheu a Mongeral Aegon (MAG) para gerenciar a venda de seguros diretamente em suas agências. Matéria publicada pelo jornal Valor Econômico revela que o acordo tem duração de 10 anos e permitirá ao banco sergipano oferecer aos seus clientes produtos como seguros de acidentes pessoais e seguros prestamistas. Pelo contrato, a clientela do Banese terá acesso facilitado a seguros diretamente nas agências do banco. Bola branquíssima para o nosso Banese!
Pegando Pesado
O público sergipano já pode se preparar para uma noite de muitas gargalhadas. No dia 23 de outubro, o Teatro Tobias Barreto receberá o espetáculo de humor “Pegando Pesado”, reunindo no palco os humoristas Zé Fabiano, Mução e Rocini da Resenha.Com uma proposta ousada e divertida, o show traz piadas afiadas e momentos de interação que prometem envolver o público do início ao fim. A classificação indicativa é de 16 anos, garantindo um humor direto e sem censura. Os ingressos já estão à venda pelo link oficial na página do Instagram da @nproducoesoficial. Já comprou o seu?
Termina neste domingo (21), a 43ª edição da Corrida do Jegue, um dos eventos mais tradicionais do município sergipano de Itabi. Antes da competição, agendada para às 14 horas, o público será brindado com o show do cantor Devinho Novaes. Realizada há mais de 40 anos, a festa foi idealizada pelo saudoso prefeito Valdione Sá, sendo que na primeira edição o jegue vencedor se chamava “Seu Marido”. Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa em 2023 reconheceu a tradicional Corrida do Jegue em Itabi, como Bem de Interesse Cultural de Sergipe. Como cantava o imortal Luiz Gonzaga: O jumento é nosso irmão!
Quem chega nessa segunda-feira (22) é a radiante Primavera, estação que termina às 12h03 do dia 21 de dezembro. Esse período marca a transição entre as estações seca e chuvosa. É nessa época do ano que brotam os belos girassóis, orquídeas, hortênsias, rosas, violetas e hibiscos, entre outras. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a primavera, os acumulados de precipitação no norte da Região Nordeste tendem a ficar abaixo de 100 milímetros. Legal D+!
Festa para Carlos Britto
A comunidade acadêmica da Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ) prestou uma homenagem ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, sergipano Carlos Ayres Britto. A instituição celebrou a vida e a obra do jurista com a inauguração de uma sala de aula que agora leva seu nome, e com o lançamento de um livro especial, escrito por seus alunos de doutorado e dedicado a ele. O evento ressaltou o compromisso da FIURJ em valorizar as grandes referências do direito brasileiro e perpetuar seu legado para as futuras gerações. Carlinhos Britto merece!
O Hotel Velho Chico, localizado na cidade ribeirinha de Propriá, vai ser totalmente restaurado para funcionar como hotel escola do Senac e do Sesc. Fechado há muito anos, o hotel está em ruídas. Segundo o agitador cultural Fabiano Oliveira, presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), o investimento visando reativar aquele espaço público ficará a cargo da Federação do Comércio. Fabiano adiantou que o projeto de restauração do “Velho Chico” prevê a construção de piscina e ancoradouro para catamarãs. Viva o turismo!
E quem lançou um novo livro foi o professor Rivadálvio Lima. O amigo autografou “Os Breus” na sede da Academia Sergipana de Letras, centro de Aracaju. Foi um evento concorrido, marcado pela presença de acadêmicos, escritores e amigos do autor, celebrando mais uma relevante contribuição à literatura sergipana. O livro conta a saga de uma família do municípios sergipano de Itabaiana entre os séculos 19 a 21. Vale a pena ler!
Vai se casar?
Aracaju vai sediar o Casar-se 2025, um dos maiores encontros de noivos e fornecedores de Sergipe. Agendado para o período de os dias 26 e 29 deste mês no Shopping RioMar, o evento reunirá cerca de 40 expositores dos mais diversos segmentos: vestidos de noiva, buffets, fotografia, decoração, música, construtoras e muito mais. Tudo em um só espaço para que os casais possam planejar com praticidade e inspiração cada detalhe do dia do sim. Durante o Casar-Se cerimonialistas atuarão como parceiros estratégicos, ajudando os noivos a conhecer fornecedores confiáveis e a escolher serviços personalizados. Perder, quem há de!
Passeio pela ExpoGlória
A ExpoGlória foi um sucesso de público e negócios. Encerrada, nesse sábado (20), em Nossa Senhora da Glória, a exposição contou com a participação de 100 empresas e movimentou algo em torno de R$ 60 milhões em vendas. Foram quatro dias de palestras, treinamentos e com os estandes fazendo negócios. A realização de mais uma ExpoGlória consolida a importância da bacia leiteira para a economia do estado. Em 2024, por exemplo, a produção leiteira sergipana teve o maior aumento do Nordeste, com 22,6%. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), prestigiou a festa e aproveitou para montar num boi manso e circular entre os stands. Fez sucesso!
O comprador de garrafas
Muito antiga, a atividade de comprar garrafas de vidro vazias se mantem em Sergipe. Embora praticada por poucas pessoas, a compra desses vasilhames ocorre em Aracaju. Os compradores visitam bares e restaurantes para adquirir garrafas vazias de bebidas alcóolicas. O trabalho dessas pessoas é uma importante fonte de renda, além de incentivar o consumo consciente e o ciclo da reciclagem. Maravilha!
Que tal uma pamonha?
Quem mora em Aracaju tem o privilégio de ter as comidas típicas do período junino disponíveis o ano inteiro. No mercado Thales Ferraz, localizado no centro da capital, há um espaço dedicado a eles: Cantinho do Beiju. Por lá, tem beiju molhado, pamonha e pé de moleque o ano todo. E a procura por produtos juninos não se restringe só aos mercados centrais. Nas fábricas de bolo localizadas em diversos pontos da cidade, o movimento é grande o ano inteiro. A dona de casa Maria de Fátima dos Santos afirma que sempre que vai ao mercado tem que levar alguma coisa pra casa. “As comidas típicas à base de milho fazem parte da minha vida e eu adoro”, declarou. E quem não gosta?
Leia, leia!
Encerro com uma frase do imortal Mario Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”. Pensa nisso!
Até domingo!
(Contato: matosramos@destaquenoticias.com.br)
* É colunista dominical do Destaquenotícias
O texto acima é opinião do autor e não representa o pensamento do site Destaquenoticias