Gilmar decide trocar Solidariedade por outro partido
8 de setembro de 2015
Secretário faz balanço sobre obras
8 de setembro de 2015
Exibir tudo

Canindé vai produzir uva

Técnicos querem repetir em Canindé o sucesso da produção de uva de Petrolina

O Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé do São Francisco, vai produzir uva de mesa. Desenvolvido em parceria pela Codevasf e a Cohidro, o projeto prevê inicialmente o plantio das mudas trazidas de Petrolina (PE) em quatro campos localizados no Califórnia e no Jacaré-Curituba. O sistema de irrigação já foi adquirido graças a recursos oriundos de uma emenda parlamentar de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB).

A parceria vai permitir a transferência de tecnologias entre a Cohidro e a Codevasf. Desde 2010, desenvolve-se em Sergipe um trabalho de introdução de novas culturas frutíferas: cacau, açaí, pera, maçã e caqui já foram introduzidos com sucesso na região Centro Sul do Estado. Agora será a vez do plantio de uva no Alto Sertão.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emdagro, Paulo Viana, cacau e açaí começaram a ser plantados em Arauá e em Umbaúba. São oito produtores que, desde 2011, estão cuidando de campos experimentais e os de açaí, já vão produzir de forma comercial no próximo ano. O projeto visando a produção de pera, caqui e maçã é desenvolvido pela Cohidro em Lagarto.

Os produtores

O produtor José Leidson dos Santos, um dos escolhidos para abrigar um dos campos experimentais do cultivo de uva no Califórnia, está na expectativa para que dê tudo certo e já enxerga a possibilidade de colher bons frutos deste trabalho. “Primeiro nós vamos tentar, é algo novo aqui na região, eu conheço outros lugares que tem o mesmo clima daqui e deu certo, como Petrolina”, afirma entusiasmado.

(Crédito/Cohidro)

Compartilhe:

Os comentários estão encerrados.