Uma aposta leva o prêmio de R$ 141 milhões da Mega-Sena
6 de fevereiro de 2026
Exibir tudo

Até Mitidieri já admite que a Iguá deixa muito a desejar

Por Adiberto de Souza *

A forte reação negativa dos sergipanos contra a constante falta d’água acendeu a luz vermelha no Palácio de Despachos, a ponto de o próprio governador Fábio Mitidieri (PSD) já admitir que a concessionária Iguá “deixa a desejar em muitas áreas, a população tem razão de cobrar”. Na tentativa de dividir a responsabilidade com os prefeitos pela concessão dos serviços de água e esgoto a uma empresa privada, Mitidieri disse à jornalista Rita Oliveira que “muitos que estão reclamando nas suas prefeituras votaram a favor e já usaram até o dinheiro, só Deus sabe como”. Embora não admita publicamente, o governador teme que a falta d’água generalizada afete fortemente o seu projeto de reeleição. Ele e os deputados que votaram a favor da concessão sabem que a Iguá não conseguirá regularizar o abastecimento até a campanha eleitoral que se avizinha. Portanto, é bom Mitidieri botar as barbas de molho, pois se a água não voltar às torneiras até outubro, o povo vai punir nas urnas quem entregou um patrimônio público à iniciativa privada sem ter a certeza da melhoria do serviço antes prestado pela prestado. Simples assim!

Encontro aguardado

As atenções da classe política estão voltadas a cidade de Pirambu, que abre hoje o Festival Verão 2026, evento organizado pelo governo de Sergipe. A expectativa é que o ex-deputado federal André Moura (União) compareça ao palco da festa onde certamente estará o governador Fábio Mitidieri (PSD). Os dois não se encontram há dias por conta do zunzunzum em torno de uma possível traição dos mitidieristas a André, que integra a chapa majoritária governista como pré-candidato a senador. Principal liderança política de Pirambu, se Moura não prestigiar o Festival Verão expõe o estremecimento com o Fábio Mitidieri. Creindeuspai!

Império dos penduricalhos

Péssima notícia para quem turbina os supersalários com gordas verbas indenizatórias: o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender os chamados “penduricalhos” do serviço público. Segundo o ministro, este artifício financeiro serve para turbinar salários e ultrapassar o teto constitucional de remuneração. Por fim, orientou que enquanto não for aprovada no Congresso uma lei regulamentando quais verbas indenizatórias são admissíveis como exceção ao teto, todos os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sem qualquer exceção, deverão reavaliar o fundamento legal de todos os penduricalhos. Marminino!

Livro de ficção

Tivesse sido cumprido o que prega a Constituição Estadual, Sergipe teria hoje 90 municípios. Em 1989, os constituintes aprovaram a criação de Alagadiço e Mocambo (ambos em Frei Paulo) Nossa Senhora do Patrocínio (Brejo Grande), São José do Itamirim (Itabaianinha), Nossa Senhora de Fátima e Luzinópolis (ambos em Porto da Folha), Samambaia (Tobias Barreto), Rosa Elze (São Cristóvão), Veracruz (Riachão do Dantas), Treze e Jenipapo (os dois em Lagarto), Escurial (Nossa Senhora de Lourdes), Santa Rosa do Ermírio e Sítios Novos (ambos em Poço Redondo) e São Mateus da Palestina (Gararu).  Ainda bem que a Constituição parece mais com um livro de ficção. Danôsse!

Curso sobre política

O vereador aracajuano Élber Batalha Filho (PSB) foi recebido em Brasília pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. Novo coordenador da Fundação João Mangabeira em Sergipe, Élber discutiu com o mandachuva do PSB sobre a realização do primeiro curso de preparação, com foco na formação política e na formulação de políticas públicas. O sergipano Joscelino Menezes, antigo dirigente do PSB, participou do encontro entre Carlos Siqueira e Batalha Filho. Então, tá!

Petição de miséria

A julgar pelo que denunciou na Assembleia a deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos), o município de Lagarto vai de mal a pior. De acordo com a parlamentar, a Prefeitura não tem uma única obra própria em andamento, falta remédios nos postos de saúde, o povo reclama dos esgotos a céu aberto e das ruas sujas, et cetera e tal. Áurea alertou o prefeito Sérgio Reis (PSD) que “pintar meio-fio e postes da rede elétrica não é obra”, acrescentando que mesmo assim “a pintura não durou nem uma semana”. Não fosse tudo isso, a deputado ainda denunciou que para receber o salário mínimo os servidores da Prefeitura precisam se manifestar contra a administração. Home vôte!

CPI da água

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) está coletando assinaturas entre os colegas parlamentares para protocolar o pedido de abertura de uma CPI visando apurar a constante falta d’água em Sergipe. Até agora, a proposta só tem a assinatura dela e a sinalização de apoio de Georgeo Passos (Cidadania) e Marcos Oliveira (PL). No mínimo, oito deputados precisam assinar para que o pedido seja protocolado na Mesa da Assembleia. Nem precisa dizer que os parlamentares da situação estão entre a cruz e a espada, pois se assinarem o documento contrariam o governador Mitidieri e se rejeitaram o pedido de Linda ficam contra os sergipanos, que tanto sofrem com a falta d’água. Misericórdia!

No fim da fila

Sergipe é o estado do Nordeste com o menor número de Micros Empreendedores Individuais (MEIs): 108.027. Na outra ponta, Bahia, Pernambuco e Ceará estão entre os 10 primeiros no ranking nacional de MEIs. Isso mostra que o empreendedorismo está forte e em crescimento na região. O Nordeste possui 2.756.339 Microempreendedores Individuais, representando 16,89% do total nacional. Ser MEI traz vantagens como emissão de nota fiscal, direito à aposentadoria e acesso a crédito. Vale ressaltar que Micro Empreendedor Individual não é só um número: é gente trabalhando, sonhando e construindo uma vida melhor. Supimpa!

Mutirão governista

O governo estadual foi transferido, hoje, para Malhada dos Bois. Batizado de “Sergipe é Aqui”, o mutirão governista oferece o que o Estado não garante no dia a dia dos sergipanos. Enquanto o governador Fábio Mitidieri (PSD) e lideranças políticas distribuem tapinhas nas costas do eleitorado, servidores realizam atividades simples, como medição da pressão arterial e testes de glicemia. Estes governos itinerantes nunca deram resultados duradouros. Esbanjam, porém, um forte cunho eleitoreiro, na medida em que oferecem serviços básicos às mesmas pessoas pobres que passam a vida inteirinha mendigando ao governo uma simples consulta ou um exame médico. Arre égua!

Obra de rosca

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está cobrando a conclusão das obras de recuperação do trecho de apenas 14 quilômetros da rodovia SE-204, que liga os municípios de Aquidabã a Propriá. Passos lembra que a ordem de serviço foi assinada em abril de 2025 com prazo de conclusão de oito meses, mas ainda falta muito para que o prometido empreendimento seja entre à população. Após percorrer todo o trecho a ser recuperado, o deputado cidadanista indagou ao governador Fábio Mitidieri (PSD) quando, finalmente, ele vai cortar a fita de inauguração. Só Jesus na causa!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no Jornal do Aracaju, em 12 de março de 1874

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine e no jornal online Zona Livre.

* É jornalista.

O texto acima é opinião do autor e não representa necessariamente o pensamento do site Destaquenoticias

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *