Governo de Sergipe anuncia reajuste salarial para servidores
10 de julho de 2025
Não se engane, os políticos são farinha do mesmo saco
10 de julho de 2025
Exibir tudo

Aracaju tenta conter alta dos casos gripe

A Secretaria da Saúde de Aracaju orienta a população a se vacinar contra a gripe

A circulação de vírus respiratórios em Aracaju voltou a crescer nas últimas semanas, forçando a Secretaria Municipal da Saúde a acionar o Plano de Contingência para conter a propagação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A doença tem sido impulsionada pela sazonalidade típica do período mais frio do ano e pelo aumento das aglomerações durante os festejos juninos na capital sergipana.

De acordo com a Secretaria, entre as Semanas Epidemiológicas 01 a 27 (janeiro a 5 de julho), foram confirmados 956 casos de SRAG, sendo 382 com identificação de vírus respiratórios. Nesse mesmo período, a Covid-19 ainda se faz presente, com 59 casos e 13 óbitos. O Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em crianças, aparece com destaque. Só entre 29 de junho e 5 de julho, foram 24 registros. Seguido por 22 casos de Influenza, 18 de Rinovírus, além de casos de Metapneumovírus (2) e Adenovírus (1).

A maior parte dos casos foi registrado entre crianças menores de 1 ano e adultos entre 20 e 59 anos, reforçando a necessidade de atenção especial a esses públicos. Devido ao contexto atual, a referência técnica dos vírus respiratórios da SMS, Annie Stoduto, orienta a população sobre a importância de medidas simples e eficazes para conter a proliferação.

Medidas preventivas

“Faz-se necessário estar sempre reforçando ações preventivas como a higienização das mãos, a prática da etiqueta respiratória (usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar), manter ambientes limpos e ventilados, alimentação balanceada, ingestão regular de líquidos e a prática de atividade física. Para as mamães com bebês pequenos, evitar receber visitas ou levá-los em locais de aglomeração. Além do uso da máscara facial em pessoas com sintomas gripais”, revela a Secretaria Municipal da Saúde.

A Pasta afirma ser fundamental adotar hábitos saudáveis e manter a vacinação em dia. A vacina continua sendo a forma mais eficaz de evitar casos graves e óbitos”. As unidades de saúde de Aracaju seguem abastecidas com vacinas e preparadas para acolher a população. O Plano de Contingência municipal prevê monitoramento constante dos indicadores, além de ações de orientação, imunização e assistência em saúde aos casos notificados.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *