Mega-Sena acumula e o prêmio vai a R$ 62 milhões
13 de fevereiro de 2026
Agrese proíbe a Iguá de cobrar por uso de poços artesianos
13 de fevereiro de 2026
Exibir tudo

Após atacar André Moura, Alessandro é execrado pelos governistas

Por Adiberto de Souza *

Delegado de polícia experiente, o senador Alessandro Vieira (MDB) só precisou dar um tiro de pólvora seca para o barulho do estampido ameaçar desmontar a chapa majoritária governista, da qual o próprio faz parte como candidato à reeleição. Bastou o emedebista insinuar que o também postulante a senador André Moura (União) teme ser acordado com a polícia batendo à porta para colocar os andrezistas em polvorosa. Uma moção de protesto contra Vieira já foi aprovada na Câmara de Aracaju, enquanto um deputado ligado a Moura disse o diabo do senador em discurso na Assembleia. O próprio governador ficou tiririca de raiva, a ponto de lembrar ao ainda aliado que “ninguém aqui está forçado”, ou seja, avisou ao senador que a porta da rua é a serventia da casa. Depois desse terremoto verbal, Alessandro ainda pode permanecer na chapa governista, porém André já avisou que nem amarrado sobe mais no mesmo palanque de seu detrator. Resta saber se Fábio Mitidieri conseguirá colocar água suficiente nessa fervura para baixar a temperatura da base governista. Uma coisa é certa: se Alessandro e André desistam mesmo de ir abraçados ao baile eleitoral o confronto verbal entre os dois pode ser o grande destaque da campanha. Aliás, já há quem aposte que, ao contrário da pólvora seca d’agora, o delegado tem alguns petardos para lançar contra André. Pelo visto, vai faltar água para lavar tanta roupa suja em público. Misericórdia!

Cachês astronômicos

E o vereador aracajuano Ricardo Vasconcelos (PSD) está preocupado com os elevados cachês cobrados pelos artistas que animam os festejos juninos. O pessedista ressaltou que, enquanto a inflação oficial gira em torno de 5%, alguns cachês teriam sido reajustados em até 40% ou 50%. Vasconcelos lembrou já havia questionado valores superiores a R$ 1 milhão cobrados por alguns artistas que se apresentaram em Aracaju ano passado. Por fim, Ricardo reforçou que deseja um Forró Caju forte e à altura das expectativas da população, mas sem comprometer as finanças do município. Home vôte!

Políticos na fuzarca

Travestidos de foliões, os políticos vão aproveitar o Carnaval para as conversas de bastidores, enquanto medem a popularidade junto aos brincantes. A folia momesca funciona como um bom termômetro para as eleições deste ano. Antenada, a imprensa acompanha tudo, na tentativa de anotar as conversas mais apimentadas dos bastidores. É por aí que a banda toca. Cruz, credo!

A mulher na política

Passados mais de 90 anos da conquista do voto feminino, as mulheres continuam com pouca representação na política. Embora sejam quase 50% dos filiados de todas as legendas, as distintas ficam com apenas 30% das vagas nas chapas proporcionais. Para que isso mude é preciso condenar o surrado argumento de que “elas não sabem fazer política”. Isso não passa de preconceito. Aliás, alguém já disse, com razão, que a presença feminina no meio político traz benefícios para todo o conjunto da população, além de contribuir para se alcançar a igualdade de gênero, algo essencial na sociedade machista em que vivemos. Deus é mais!

Bom de garfo

O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PT), se deu bem ao visitar uma aliada política no município de Nossa Senhora das Dores. A anfitriã recepcionou o ex-gestor capelense com guaiamuns gordos e um pirão de peixe daqueles de dar água na boca. Entre uma garfada e outra, Sukita discutiu sobre política e aproveitou para pedir o apoio da amiga para os pré-candidatos dele nas eleições deste ano. Aff Maria!

Distância de Rogério

O site Sergipense publicou agora uma entrevista concedida pelo hoje secretário estadual da Casa Civil, Luiz Mitidieri (PSD), em julho de 2024. À época, o pai do governador Fábio Mitidieri (PSD) disse à rádio Sim/FM que o posicionamento da família dele era fazer aliança com qualquer político em Sergipe, exceto com o senador Rogério Carvalho (PT). “Se o PT continuar adulando Fábio até as convenções, saiba que terá uma candidatura fraquíssima ao governo e a total desconfiança dos eleitores”, afirmou o experiente ex-deputado Luiz Mitidieri. Será que ele e a família continuam pensando a mesma coisa de Rogério Carvalho? Creindeuspai!

Abra o olho!

Antes de cair na folia lembre-se dessa marchinha de carnaval escrita por Claudionor Germano: “Que é que eu vou dizer em casa/ Quando eu chegar quarta-feira de cinzas/ Que é que eu vou dizer que é/ Com esse cheirinho de mulher?”. A ordem é cair na gandaia, mas vale à pena ter alguns cuidados para não precisar se explicar depois da folia. Bom Carnaval!

Contas zeradas

A empresa Iguá foi obrigada a zerar as contas de água dos moradores do povoado Mocambo, em Nossa Senhora da Glória. A determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese) foi tomada depois que o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) denunciar que os consumidores estavam recebendo as contas mesmo após cerca de 30 dias sem uma gota d’água nas torneiras. Após enviar uma equipe ao povoado Mocambo, a Agrese determinou que as contas referentes ao período sem água fossem emitidas com valor zerado. Se a moda pega, o faturamento da Iguá vai despencar, pois a falta d’água se generalizou em todo o estado. Só Jesus na causa!

Vida mansa

Diferente do pobre mortal, que sua a camisa de sol a sol pela sobrevivência, os políticos com mandatos só retornarão ao “batente” depois do Carnaval. Aliás, muitos vão permanecer na vida mansa mesmo após a folia. É claro que há exceções, mas são poucas. Como não precisam bater ponto, os ilustres comparecem ao Parlamento quando podem, bebem água gelada e cafezinho, jogam conversa fora e tchau. Para muitos vereadores, deputados e senadores, se a vida parlamentar não fosse essa maciota não valeria a pena suar a camisa de quatro em quatro anos para conseguir um rendoso mandato. Arre égua!

Acusado de criminoso

Para evitar bate boca e empurra-empurra, não convidem para o mesmo bloco carnavalesco o senador Alessandro Vieira (PMDB) e o vereador aracajuano Isac Silveira (União). Em discurso na Câmara Municipal, Isac acusou o emedebista de trocar emendas parlamentares pelo apoio de vários prefeitos sergipanos. “E isso é crime”, fuzilou. Silveira aproveitou para lembrar que na campanha eleitoral de 2022 Alessandro Vieira dizia que o governador Fábio Mitidieri (PSD) era o mesmo do mesmo. Marminino!

MST na folia

O deputado federal João Daniel (PT) confirmou presença, amanhã, no desfile da escola de samba paulistana Acadêmicos do Tatuapé. Tendo como enredo “Plantar para Colher e Alimentar: Tem Muita Terra Sem Gente e Muita Gente Sem Terra”, a escola fará uma homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Segundo o folião João Daniel “levar a luta do campo para a avenida é reafirmar que quem produz alimento também produz dignidade, justiça social e futuro”. Ah, bom!

Corpo fechado

Aos supersticiosos um lembrete: hoje é sexta-feira 13. Para quem não acredita em crendices não é nada, não é nada e não é nada mesmo! Porém, pelo sim e pelo não, é melhor não passar embaixo de escadas, pois como dizem por aí, “no creo en brujas, pero que las hay, las hay”. Pé de pato mangalô três vezes!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal estanciano A Razão, em 4 de fevereiro de 1912.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine e no jornal online Zona Livre.

* É jornalista.

O texto acima é opinião do autor e não representa necessariamente o pensamento do site Destaquenoticias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *