Sergipe é o patinho feio do turismo no Nordeste
1 de janeiro de 2025
Emília Corrêa é empossada prefeita de Aracaju
2 de janeiro de 2025
Exibir tudo

Alistamento militar feminino começa agora em janeiro

Reforma compulsória ou licenciamento não podem ter como fundamento exclusivo na identidade de gênero do militar

As mulheres vão poder se alistar voluntariamente para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). A medida foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto do ano passado e o alistamento deve começar já este mês.

O recrutamento é exclusivo para as mulheres nascidas em 2007 – que completam 18 anos neste ano – e poderá ser feito até 30 de junho. O processo de alistamento pode ser feito presencialmente nas Juntas de Serviço Militar e por meio do site oficial. É possível servir na Marinha, Exército e Aeronáutica, de acordo com as vagas disponíveis em cada local.

A seleção das candidatas inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. O serviço militar feminino estará disponível em 29 municípios, sendo 13 capitais, com 1.500 vagas destinadas às mulheres para incorporação em 2026.

Segundo o Exército, a expectativa é aumentar progressivamente o número de vagas, conforme adesão de mais organizações militares. As mulheres representam apenas 10% do efetivo das Forças Armadas. No total, são cerca de 37 mil mulheres militares.

Atualmente, o ingresso pode ser feito como oficiais ou sargentos de carreira por meio de concurso público. Outra possibilidade é a seleção de mulheres como oficiais e sargentos temporárias (servindo por até oito anos), por meio de seleção conduzida pelas regiões militares.

Fonte: Rede CNN Brasil (Foto: Agência Brasil)

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *