

Um abatedouro irregular de aves foi interditado no município sergipano de Itaporanga d’Ajuda por fiscais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Durante fiscalização foi constatado que o empreendimento operava em total desacordo com a legislação ambiental, em condições insalubres e lesivas ao meio ambiente.
O abatedouro já havia sido vistoriado pela Adema em setembro do ano passado, tendo sido autuado e notificado para paralisação das atividades. Mesmo assim, voltou a funcionar de maneira clandestina, descumprindo as determinações do órgão ambiental. No momento da fiscalização, o estabelecimento estava em pleno funcionamento, com a presença de funcionários, carcaças de animais e também animais vivos, prontos para o abate.
Diante da situação irregular e do flagrante, a equipe promoveu a interdição imediata do local e conduziu o proprietário à delegacia de Polícia Civil de Itaporanga d’Ajuda, onde ficou à disposição das autoridades competentes para depoimento. As carcaças de aves encontradas que seriam comercializadas foram destinadas para descarte, conforme orienta o Decreto federal que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
Fonte e foto: Adema