Leia o resumo dos jornais desta quarta
20 de janeiro de 2016
Escolas do semiárido vão ganhar 10 mil cisternas
20 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Saco de gatos

Bastou o minúsculo PSD anunciar apoio à pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) a prefeito de Aracaju para os demais partidos governistas botarem as unhas de fora. Usando as emissoras de rádio como palanque, os líderes partidários centraram fogo na direção dos Valadares e deram um chega pra lá nos Mitidieri. Alguns até já acenam com a hipótese de se unirem ao prefeito João Alves Filho (DEM). Essa desavença deixou claro que o governador Jackson Barreto (PMDB) lidera um grupo dissonante, um saco de gatos. Mesmo assim, ele tem preferido silenciar publicamente sobre o barulhento acordo PSD-PSB. Ao que parece, JB está aproveitando a refrega para melhor analisar a força política de cada um, além de anotar os desejos de traições verbalizados por alguns. Político calejado, Jackson sabe que o principal objetivo dessa gritaria dos aliados é preservar os espaços já conquistados e fortalecer os grupos para quando chegar a hora de a onça beber água. Caso não haja necessidade de apartar os brigões, o governador seguirá como um privilegiado espectador diante de um octógono de UFC, apreensivo com a intensa troca de chutes e socos, mas sem deixar de rir com os debates verborrágicos.

Menino de recado

Há quem garanta que Almeida Lima (PMDB) está aproveitando esse desentendimento entre os partidos aliados para se cacifar junto ao governador Jackson Barreto. No fundo, ele torce pela candidatura a prefeito do secretário da Saúde, Zezinho Guimarães (PMDB), para herdar o importante cargo. Há quem diga, no entanto, que ao criticar o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), Almeidinha está apenas sendo menino de recado do primo Jackson. Homem, será?

Sem reajuste

O governo de Sergipe nega que esteja realizando estudo para aumentar a contribuição de servidores ao Sergipe Previdência. Em nota, o Executivo informa que o déficit da Previdência é uma realidade e o Estado vem buscando maneiras de diminuí-lo, no entanto, não se encontra em análise um aumento de contribuição. Ainda bem, né?

Impõe condição

Incomodado com a falta de espaço entre os aliados, o deputado federal Jony Matos (PRB) anda buscando apoio do outro lado da cerca. Desde a semana passada, ele vem conversando com o DEM do prefeito João Alves Filho. O moço garante que o PRB marchará em Aracaju ao lado dos que apoiarem seu projeto de disputar a prefeitura de Socorro. Nem precisa dizer que os demistas estão animadíssimos com a hipótese de ter a Igreja Universal no palanque de João Alves.

BRT foi embora

Há quem encontre explicação para a frase “O BRT está em ação, só os cegos não veem”, dita pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Ele teria congelado na retina a imagem do ônibus do sistema BRT, que mandou trazer para Aracaju em agosto de 2013. Após ter ficado dois dias exposto na Orla de Atalaia, o moderno coletivo foi embora, só restando algumas fotografias a imagem fixa na cabeça do prefeito. Só Jesus na causa!

OAB elogia TCE

O presidente da seccional sergipana da OAB, Henri Clay Andrade, elogiou as últimas medidas do Tribunal de Contas de Sergipe visando reduzir despesas e moralizar a Casa. Desde que assumiu o TCE, Clóvis Barbosa exonerou algumas dezenas de comissionados, devolveu servidores aos órgãos de origem e convocou aprovados no último concurso do Tribunal. Henry Clay foi ao TCE convidar Clóvis para a posse festiva da diretoria da OAB, marcada para o próximo dia 28.

Passagem livre

O trânsito na Rota do Sertão foi liberado ontem. O trecho da pista ligando Monte Alegre à Glória foi danificado pelas fortes chuvas caídas na última segunda-feira. Técnicos do governo concluíram o desvio emergencial da rodovia, minimizando os transtornos da erosão causada na via pela forte correnteza. A previsão de término da recuperação total da pista é de 60 dias. Tomara!

Troca de postos

E o ex-deputado federal Sérgio Reis deixa hoje a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe. Para substituí-lo, o governador Jackson Barreto já nomeou Vinícius Mazza, engenheiro e consultor do Sebrae. Irmão do deputado federal Fábio Reis (PMDB, Sérgio garante ter deixado o comando da Codise porque pretende seguir novos projetos e ajudar o governo em outras áreas.

Sem acordo

Não existe qualquer projeto de candidatura da senadora licenciada Maria do Carmo (DEM) a prefeita de Aracaju. Pelo menos é o que jura o prefeito João Alves Filho. Ele classificou tal possibilidade como boato. “Nunca fui procurado por Albano Franco para me afastar do cargo visando construir a candidatura de Maria. Albano é uma pessoa ética jamais iria me fazer essa proposta indecorosa”, afirma João. Então, tá!

Dois sentidos

Mesmo de olho na própria sucessão, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), não se descuida da política em Aracaju, onde já foi eleito o vereador mais votado. Esta semana, ele discutiu as eleições na capital com o governador Jackson Barreto, a quem prometeu ouvi-lo antes de o PDT tomar qualquer posição. Nesta quarta-feira, Fábio se encontra com o prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB), aliado do deputado estadual Padre Inaldo (PCdoB), que sonha em ser prefeito de Socorro.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *