O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) viajou à Brasília para participar, nesta segunda-feira (8) do ato “Democracia inabalada”, organizado para lembrar a frustrada tentativa de golpe de estado arquitetada por bolsonaristas radicais, verdadeiros terroristas. Graças à forte reação popular, o movimento golpsiat falhou, mas antes os vândalos depredaram as sedes do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
Em mensagem nas redes sociais, o governador Mitidieri escreveu o seguinte: “Já estou em Brasília para participar do ato “Democracia inabalada”, que marca o lamentável dia 8 de janeiro de 2023. Faz um ano da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Reafirmamos a força de nosso sistema democrático e do diálogo”.
O senador Rogério Carvalho (PT) também foi às redes sociais se manifestar sobre o 8 de janeiro: “Lembrar na é repetir. Somos todos iguais. Somos todos uma só Nação”, frisou. Por sua vez, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo afirmou que “hoje, 08 de janeiro, nos unimos para lembrar que a democracia prevaleceu. Defender a democracia é respeitar a soberania de um povo”.
A tentativa de golpe
A tarde do domingo de 8 de janeiro de 2023 marcou para sempre a história do país. Os brasileiros assistiam a invasão e depredação da Praça dos Três Poderes sem entender o que viam: uma tentativa de golpe de estado. A invasão foi o ápice de eventos encadeados em série, desde a divulgação do resultado das eleições de 2022, onde o candidato e até então presidente Jair Bolsonaro não alcançou a reeleição, o primeiro presidente em exercício a não se reeleger desde as eleições democráticas após a queda da ditadura.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), também se manifestou no antigo twitter sobre a tentativa de golpe. Veja abaixo:
PARA NUNCA ESQUECER
Há um ano, ficamos chocados com o gravíssimo ataque contra a nossa democracia. Cenas lamentáveis de depredação no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF, que ficaram marcadas na história do Brasil.
— Edvaldo Nogueira (@EdvaldoNogueira) January 8, 2024